GRUPOS

O Núcleo de Ação Educativa do MAS-SP oferece uma série de atividades para grupos agendados (visitas educativas, jogos, oficinas e ateliês) para que possam ter uma experiência lúdica, crítica e prazerosa com o acervo.

Atendemos aos seguintes públicos: estudantes e profissionais da educação; profissionais de turismo; crianças, jovens, adultos e pessoas acima de 60 anos (+60); famílias; pessoas com deficiência; pessoas em situação de vulnerabilidade social.

profissionais da educação

Os profissionais da educação são parceiros no processo educativo no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Por meio do Programa de Orientação ao Profissional da Educação esses profissionais são incentivados a explorar o espaço museal, local que propicia o diálogo interdisciplinar entre o visitante e o seu acervo, patrimônio salvaguardado.

São organizados encontros, cursos e visitas com diferentes abordagens, para propiciar a trocas de ideias e experiências entre o grupo de profissionais da educação e os educadores do Museu, que desenvolvem e conduzem as propostas, estimulando a reflexão dos temas apresentados e a discussão sobre estratégias educativas de aproximação ao patrimônio cultural.

PROFISSIONAIS DE TURISMO

Os educadores do MAS-SP dialogam com os profissionais que atuam junto aos públicos que visitam o Museu: guias cadastrados no CADASTUR, profissionais de agências de turismo cultural e pedagógico e estudantes das áreas de turismo, hotelaria, hospitalidade e lazer, por intermédio de ações desenvolvidas no Programa de Orientação ao Profissional de Turismo.

 O Programa é composto de conversas, caminhadas e oficinas que abordam temas ligados ao território e ao patrimônio salvaguardado. Tem como objetivo estimular reflexões críticas sobre temáticas propostas, para que esses profissionais se relacionem com o complexo do Mosteiro da Luz, bem como realizem roteiros que estabeleçam conexões entre o Museu e demais equipamentos culturais da região central da cidade.


ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIOCULTURAL

 Cientes do papel social do museu como agente de diálogo com os diferentes grupos sociais, buscamos minimizar as barreiras físicas, culturais e socioeconômicas que impossibilitam ou dificultam o acesso a determinados grupos às instituições culturais.

 O Programa de Acessibilidade e Inclusão Sociocultural atende pessoas com deficiência ou transtornos psicossociais, pessoas acima de 60 anos, refugiados, mulheres transexuais e travestis, adultos em situação de rua, albergados e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 As atividades organizadas para esses públicos procuram sempre estabelecer o diálogo, respeitando sua autonomia e protagonismo, à luz de temáticas nas quais se reconheçam, a fim de que possam se sentir sujeitos ativos, e não apenas assistidos, nas atividades realizadas.


FAMÍLIAS E CRIANÇAS

 O Museu de Arte Sacra de São Paulo é um importante espaço de lazer e aprendizagem para crianças e famílias que espontaneamente visitam o Museu em seu tempo livre. A fim de propiciar uma experiência prazerosa a esses públicos, são desenvolvidas atividades regulares organizadas no Programa Interessante e Interativo.

 As atividades contemplam os formatos mais variados: oficinas, rodas de conversa, caminhadas e intervenções nos territórios da Luz e do Bom Retiro, piqueniques no jardim do Mosteiro etc. Por meio de diferentes linguagens artísticas (desenho, fotografia, música), da prática de jogos de tabuleiro e teatrais, procura-se construir um ambiente acolhedor em que o público se sinta partícipe e coautor das atividades que exploram o acervo e o complexo do Mosteiro da Luz a partir de uma visão transdisciplinar.

Compartilhar