FAQ – Perguntas Frequentes

Como faço agendamento de visita educativa para minha escola ou grupo?

Oferecemos visitas educativas e acolhimentos para grupos agendados antecipadamente. Os agendamentos são vinculados ao preenchimento do formulário de pré-agendamento e ao aceite do contrato de visitação, disponíveis aqui.
São oferecidas visitas bilíngues em Inglês, Espanhol e Libras.

Qual a duração média da visita educativa?
As visitas educativas têm duração de 90 minutos.

Quero receber imagens e/ou saber sobre entrevistas e agendamento de matérias, com quem falo?
Entre em contato com a nossa assessora de imprensa, Silvia Balady, através do através do email silvia@balady.com.br ou ligue (11) 3814-3382.
Você também pode contatar o nosso Departamento de Comunicação através do email comunicacao@museuartesacra.org.br ou ligue para o número (11) 5627-5393.

Quero trabalhar no Museu de Arte Sacra, para onde devo enviar o meu currículo?
Acompanhe as oportunidades de trabalho clicando aqui ou envie seu currículo para curriculo@museuartesacra.org.br.

Quero realizar um evento na área do Museu de Arte Sacra, como faço?
A realização de eventos no Museu de Arte Sacra é realizada através de parcerias. Entre em contato através do email mas@museuartesacra.org.br.

Preciso de autorização para tirar fotos, fazer filmagens, ensaios fotográficos ou books?
Para fotos não é preciso autorização, o Museu de Arte Sacra autoriza o registro fotográfico em suas dependências, portanto que seja feito com a sua câmera ou seu celular, sem o uso de flash. O uso de equipamentos como tripés, tocha, pau de selfies, refletores, etc não são permitidos, pois oferecem riscos às obras em exposição.
A utilização de tais equipamentos só é permitida para fins jornalísticos e com enfoque nas atividades do MAS mediante prévia acompanhamento e autorização de sua equipe.
Os interessados em realizar ensaios fotográficos e/ou filmagens relacionados a casamentos, aniversários, books, formaturas, álbuns de gestantes, moda e eventos empresariais devem entrar em contato com departamento de comunicação através do email
comunicacao@museuartesacra.org.br.

Qual é o Horário de funcionamento e quanto custa os ingressos para o Museu de Arte Sacra?

HORÁRIO

Terça a domingo – 09h00 às 17h00 (Entrada até 16h30).
Presépio Napolitano – 09h00 às 17h00 (Entrada até 16h30).
Sala MAS Estação Tiradentes – 09h00 às 17h00 (Entrada até 16h30).
Segundas-feiras – Fechado.

INGRESSOS

Sábado: Gratuito
Demais dias: R$ 6,00 Inteira – R$3,00 Meia Entrada
Isentos: idosos acima de 60 anos; crianças até 7 anos; professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes; Policiais Militares, Civis e da Polícia Técnico-Científica, aposentados, pessoas com deficiência e guias cadastrados no ministério do turismo (CADASTUR).

Importante – Ingressos

Os ingressos gerados garantem acesso a todas as exposições em cartaz, EXCETO a Sala MAS na Estação Tiradentes, que possui entrada gratuita para os usuários do transporte coletivo. O acesso as exposições deste espaço também pode ser feito mediante a compra do bilhete do Metrô no valor de R$4,40.

O Museu de Arte Sacra oferece materiais de apoio pedagógico aos professores?
Entre em contato com o email educativo@museuartesacra.org.br e faça a sua solicitação. O Museu de Arte Sacra também disponibiliza diversos materiais educacionais online, acesse aqui.

Quero doar uma obra de arte para o Museu de Arte Sacra, com quem falo?
Entre em contato através do email acervo@museuartesacra.org.br

Como faço para doar/apoiar o Museu de Arte Sacra de São Paulo?
Acesse o programa #SouMaisMAS e doe. Clique aqui.

Preciso de autorização para utilizar uma imagem de obra do acervo em uma publicação?
Caso deseje incluir a imagem de uma obra em uma publicação ou trabalho, por favor, entre em contato pelo e-mail comunicacao@museuartesacra.org.br dizendo qual obra você deseja usar e em qual meio.

Como ocorre a cobertura e a divulgação do Museu de Arte Sacra nas Redes Sociais e nos meios de comunicação de massa?

O Museu de Arte Sacra de São Paulo possui diversas atividades de interesse público, buscando atingir a mais ampla gama de leitores para que estejam cientes dos eventos disponíveis. Exposições de caráter temporário e de longa duração (com objetos ou obras prioritariamente de acervo), cursos, ações do setor educativo, palestras, conversas e encontros, estão disponíveis no site do Museu e em suas contas de Facebook, Instagram, Twitter. Os veículos de mídias tradicionais e digitais, são contactados ou informados com uma antecedência necessária para sua ciência e eventual publicação.

De que maneira vocês definiriam o público do Museu de Arte Sacra?

Informações colhidas em planilhas e relatórios enviados para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa com uma média, já que não há um levantamento oficial, em relação à questão 2, de todos os visitantes do Museu. Aferido entre janeiro e abril de 2022, quando se estabilizou o atendimento do Museu – pós crise pandêmica – e com a apresentação dos comprovantes de vacinação:

  1. média de 2.178 visitantes mês, com aumento à medida que as pessoas confiam mais em sair de casa.
  2. Uma leve predominância do sexo feminino, cerca de 56%, contra 44% do sexo masculino; e em relação à faixa etária, os números se equivalem para as faixas acima dos 30 anos: cerca de 19%, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e acima de 60. A análise começa para os maiores de 18 anos. Entre 18 e 24 anos, 15 %, e entre 24 e 29 anos, 10%.
  3. Análise complicada já que nos últimos anos o museu não esteve aberto 100% do tempo, devido à pandemia. E comparar com base em mais de 2 anos, em uma outra realidade não será uma boa leitura.

Como a assessoria de comunicação do Museu de Arte Sacra pode impactar na formação da opinião pública?

Uma vez que a assessoria se dirige especificamente a redações e/ou autores de matérias publicáveis (blogs e sites), a possibilidade de divulgação torna-se mais provável pelo contato mais assíduo/próximo entre as partes.

A imagem do Museu de Arte Sacra é construída mais pelo público ou pela assessoria de comunicação?

É quase uma ação conjunta. Quando a assessoria faz com que uma informação seja publicada em algum veículo e essa ação gera um novo visitante ao Museu (presencial ou virtual), a reação desse visitante impacta no seu círculo próximo o que gera novos visitantes. Matérias de relevância em canais de TV ou jornais de grande circulação influem bastante também.

Como é esse relacionamento entre o Museu de Arte Sacra e o público?

O relacionamento é uma via de mão dupla. Quem visita o museu pela primeira vez, se surpreende e se encanta. Grande parte das vezes, retorna com amigos e/ou família.

Quem é o responsável pela comunicação para os seus funcionários dentro da instituição?

O Departamento da Comunicação Institucional, que está em reestruturação, é o responsável pela comunicação interna e externa do Museu de Arte Sacra.

Qual é o quadro de funcionários dentro do setor de comunicação? Quais são as suas áreas de atuação e a hierarquia?

No Departamento de Comunicação Institucional temos o Especialista de Comunicação que é o responsável pelo setor, o Assistente de Comunicação e em concomitância com o departamento, o setor de Assessoria de Imprensa. 

Vocês terceirizam alguma área/função? Contratam alguma agência?

Eventualmente, de acordo com cada projeto, há a terceirização de projetos colaborativos de empresas para a produção de materiais fotográficos, audiovisuais, sinalização, produções de conteúdos, projeções e de programação visual.

Vocês fazem ações de endomarketing? Os funcionários têm algum benefício na área de educação dado pelo Museu?

Para o endomarketing, há uma constante troca de informações e ideias com a finalidade de pró-atividade e crescimento institucional. De acordo com a responsável pelo Setor de Cursos, todos os funcionários se beneficiam do direito de participarem dos cursos ministrados pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, sem qualquer custo.

Qual a importância da comunicação institucional para o Museu de Arte Sacra?

Consolidar e estreitar a relação da instituição com o público, através de uma postura crítica, cognitiva, artística, imagética e sensorial. A comunicação interna e externa, visa a construção e o fortalecimento da imagem do Museu de Arte Sacra de São Paulo. E a programação visual é a responsável pelos conteúdos que repassam a legitimidade ao mostrar visualmente as diretrizes da instituição.

 Levando em consideração a amplitude da faixa etária do público que frequenta o Museu de Arte Sacra, como é pensada a comunicação?

O museu atinge todas as faixas etárias com trabalhos colaborativos de diferentes departamentos e ações que permeiam a arte sacra, história, cultura, educação, ações educativas e preservação do patrimônio material da humanidade.

Quais os principais critérios para desenvolverem as estratégias de comunicação e divulgação do museu?

Linguagem clara e objetiva.

O museu possui um setor de comunicação interna? Existe alguma Newsletter interna ou intranet?

O Setor de Comunicação do Museu de Arte Sacra é responsável pela comunicação interna e externa. Não há uma Newsletter interna mas há a possibilidade do uso da intranet. A comunicação interna mais utilizada é feita pelo e-mail institucional, pela rede ou servidor e por aplicativo. Temos também a possibilidade do mural, jornal interno e pelo contato oral e mais assíduo ou próximo, entre as partes.

Entretanto, todos os funcionários recebem a Newsletter produzida para o público e – quando há atividades internas específicas – é enviado um comunicado geral.

Qual a importância das Redes Sociais para o Museu de Arte Sacra nos dias de hoje?

As redes sociais são canais de comunicação fundamentais para a divulgação das ações realizadas pelo museu, sejam elas exposições, atividades do setor educativo, palestras, cursos, ações conjuntas, pontuais, etc. Na última década, com a popularidade dos smartphones, as pessoas passaram a ficar conectadas mais tempo, gerando maior engajamento com as marcas e instituições, o que proporcionou um contato mais próximo com nosso público.

Quais meios de comunicação ou divulgação mais atraem visitantes hoje em dia? Vocês têm alguma métrica de avaliação?

Internet, redes sociais, materiais impressos, educacionais, editoriais, publicitários e mídias de comunicação de massa eletrônica, digital e impressas.

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