O Museu de Arte Sacra de São Paulo estabeleceu uma proveitosa parceria com o Estúdio Sarasá, reconhecido por seus projetos e intervenções na área de conservação, restauração e zeladoria de edificações históricas, tombadas ou não, do patrimônio imaterial, dos saberes e fazeres tradicionais, com o propósito de não só divulgar as boas práticas de preservação, como, também, atuar junto a outras instituições, viabilizando a perpetuação do Patrimônio Cultural.

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, através do Secretário Romildo Campello, apoia as iniciativas em andamento, por considerar ser um dos deveres da pasta zelar para que os bens históricos e culturais, testemunhos da vida e da história, em nosso Estado, sejam preservados para as gerações futuras, assim como colaborar com instituições de outros Estados, aportando-lhes os conhecimentos do Museu.

Neste link, você poderá acompanhar as atividades em andamento, bem como cursos e palestras sobre o assunto.

Destacam-se algumas ações:

Itanhaém-SP – Termo de Parceria com a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém

Desenvolvimento de projeto cultural perante leis de incentivo, que tem como objeto ações emergenciais na cobertura e fachada do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, para a estabilização e reabertura. Além disso, por intermédio do setor de conservação e restauro do Museu de Arte Sacra, serão conservadas imagens, dentre elas, uma de Nossa Senhora da Conceição, esculpida em barro, em 1520.

Santos-SP – Consolidação das Colunas do Coro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, a ser realizada pela equipe técnica do Estúdio Sarasá, que também patrocinará a obra, com a anuência e participação do IPHAN e da Arquidiocese de Santos, mediante o Acordo de Cooperação Técnica estabelecido entre o MAS e a Irmandade da Ordem Terceira do Carmo.

Olinda e Recife-PE – Realização de intercâmbio entre o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Museu de Arte Sacra de Pernambuco em conjunto com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco-FUNDARPE. O MAS receberá técnicos pernambucanos responsáveis pela conservação e restauro do Museu para uma estadia no mesmo setor, em São Paulo, com o objetivo de tomarem conhecimento de atuais técnicas de preservação e práticas do MAS-SP. Na ocasião, a conservadora sênior realizará, com os técnicos, a consolidação da policromia de uma imagem. Em contrapartida, será promovido um curso, pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, no qual alunos viajarão para Recife e Olinda, para visitação de monumentos religiosos, inclusive Igrejas que encontram-se atualmente fechadas, à espera de ações futuras de conservação e restauro.

Cachoeira do Sul-RS – Ação de acompanhamento e colaboração para a efetivação da constituição e instalação do Museu de Arte Sacra de Cachoeira do Sul, o que está sendo capitaneado pela Comissão Pro Museu de Arte Sacra, daquela localidade, que firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o MAS-SP.

Outras Atividades

Nos anos de 2014 e 2015 o setor de Cursos do Museu promoveu, com grande sucesso 2 cursos denominados zeladoria do patrimônio histórico paulista 54 professores ao longo de 9 meses ministraram aulas sobre os mais variados temas ligados à conservação de edificações e espaços históricos, métodos e técnicas recomendados. Os Professores Drª. Mirza Pellicciotta e Fabio di Mauro as minutas das aulas e o setor de Comunicação do Museu diagramou um esplêndido livro contendo estes ensinamentos. Com o apoio da Secretaria de Cultura que viabilizou um projeto junto ao Proac e com patrocínio da CPFL o livro estará sendo lançado em breve.

O museu em parceria com o Condephat e através de um projeto incentivado junto ao Proac estará publicando um livro comemorativo dos 50 anos de existência do órgão máximo de fiscalização e preservação do patrimônio no Estado

Os comentários estão fechados.

Compartilhar