A Ação Educativa do Museu de Arte Sacra de São Paulo

A Ação Educativa do Museu de Arte Sacra de São Paulo se preocupa com o desenvolvimento de atividades, projetos e programas com o intuito de sensibilizar os visitantes para uma maior interação com o acervo. Ciente da pluralidade do público, objetivamos o desenvolvimento de uma educação do olhar para o objeto por meio de ações inclusivas que estimulam a percepção do mundo de maneira ativa, lúdica, crítica e reflexiva.

Os programas desenvolvidos contemplam públicos diversificados. Abarcamos desde grupos que tradicionalmente visitam instituições museais como estudantes, professores e profissionais de turismo, quanto aqueles que, em razão de barreiras físicas, culturais ou socioeconômicas geralmente não acessam instituições culturais.

Devido à tipologia específica de nosso acervo, temos enquanto princípio norteador a alteridade por meio do qual propomos ao público, participante de diferentes estratégias de mediação, a compreensão dos códigos culturais dos grupos produtores dos objetos salvaguardados. Desta forma, estimulamos a reflexão sobre o reconhecimento ou não dos mesmos pelos visitantes em decorrência do processo de construção e afirmação de identidades. Incentivamos, neste processo, o respeito pelo outro, dada à heterogeneidade de nossa sociedade e a especificidade do acervo da instituição.