O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, comemora seus 50 anos de existência em 2020. Para a ocasião fizemos uma parceria com o Google Arts & Culture para o lançamento da primeira e maior coleção dedicada a arte sacra e barroca no ambiente virtual do Brasil. Estão disponíveis na plataforma mais de 200 peças acompanhados de textos curatoriais e comentários da equipe educacional do museu.

Além disso a exposição imersiva “Museu de Arte Sacra Visto de Perto” conta com cerca de 50 itens que se relacionam com a cidade de São Paulo e suas transformações urbanas. A exposição também aborda a formação do acervo do MAS, iniciado por Dom Duarte Leopoldo e Silva ainda no ano de 1907. A importância do acervo é inestimável para a cultura nacional e a plataforma do MAS no Google Arts se afirma como uma forte fonte para pesquisas acadêmicas, materiais didáticos e educativos além de proporcionar acesso sem o limite das fronteiras físicas possibilitando uma visão diferenciada do acervo.

Todo o conteúdo do Google Arts & Culture está disponibilizado em português e inglês além de possibilitar o contato com as obras que muitas vezes a própria experiência física não permite, como observar detalhes e minúcias de cada peça através do recurso de aproximação da imagem, além de poder observar algumas delas em ângulos inusitados, como a parte de trás ou até mesmo a base das peças.

Google Arts & Culture

ACESSE: https://artsandculture.google.com/story/QgXR7JULEYKDKQ