Objetivo Geral

Mais antigo monoteísmo abraâmico da humanidade, o Judaísmo é a religião, a filosofia e o modo de vida do povo judeu. Com população mundial de cerca de quatorze milhões de pessoas, possui uma continuidade histórica de cerca de três mil anos e uma forte concepção, de acordo com algumas vertentes, de um povo escolhido por Deus, a partir das revelações obtidas pelos profetas Abraão e Moisés. O curso analisará, por meio de um olhar historiográfico, o Judaísmo, resgatando aspectos religiosos, culturais, filosóficos e políticos que possibilitaram o seu surgimento e sua permanência até os dias atuais. Diante de estranhamentos religiosos que, em diversas épocas, levaram a perseguições aos hebreus, e de conflitos bélicos que, especialmente no século XX, envolveram os judeus, compreender as raízes históricas do surgimento dessa religião e de seu povo, bem como seus preceitos e costumes mostra-se de fundamental importância.

Objetivos Específicos
– Compreender o contexto social, religioso e histórico do surgimento do Judaísmo.
– Analisar aspectos dogmáticos, preceitos religiosos, ritos, doutrinas e divisões do Judaísmo.
– Acompanhar a história dos hebreus, de suas origens à formação do Estado de Israel, bem como seus desdobramentos para a geopolítica contemporânea

22 de outubro de 2019
Módulo 1 – Origem e História: As raízes bíblicas

29 de outubro de 2019
Módulo 2 – Divisões, Tradições, Ritos, Mitos, Kaballah

05 de novembro de 2019
Módulo 3 – Diásporas e Perseguições: Antissemitismo e Identidade Judaica

12 de novembro de 2019
Módulo 4 – Sionismo, Estado de Israel e Questões de Atualidades

Docente
Fábio Lage, Graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado e bacharel em História e Pedagogia. Foi docente e coordenador de História no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Professor da rede privada de ensino, palestrante e pesquisador independente. Tem experiência em História, com estudos e especializações em História Moderna, História Contemporânea, História do Brasil Império e História do Brasil República.

Datas do curso: 22 e 29 de outubro, 05 e 12 de novembro (terças-feiras)
Aulas: das 14h30 às 16h30
Carga horária: 08hs
Valor: R$ 200,00 a vista – R$ 250,00 (02 vezes) vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.