EXPOSIÇÃO UNE ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MAS/SP

 Obras de arte reagem à presença de pessoas, refletem sentimentos e interagem através de movimentos diante de estímulos visuais e faciais

 Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dando sequência aos eventos comemorativos de seu Jubileu de Ouro a ser completado em Junho de 2020, exibe a mostra individual “ToTa Machina” da artista plástica carioca Katia Wille, sob curadoria de Bianca Boeckel. Ambientada na Sala MAS/Metrô Tiradentes, a artista preenche os nichos expositivos com pinturas em tela e pequenas esculturas que permanecem em diálogo constante com as instalações cognitivas em eco látex.

Na exposição, a artista convida o visitante a criar um espelho de si mesmo, com reflexo nas obras, unindo AI (Inteligência Artificial, em inglês) e Arte. “Quero expor ao máximo a vulnerabilidade das relações humanas; e questiono: como seria esticar-se para além do nosso ponto de ruptura? ToTa Machina, representa a eterna busca pelo impossível, alcançar o outro e estabelecer relações de ressonância”, especifica a artista.

Em projeto expográfico elaborado exclusivamente para São Paulo a mostra, que já foi montada em Brasília e no Rio de Janeiro, se utiliza da robótica e IA para análise de ambiente e sentimentos, conectando o público com as obras e proporcionando uma experiência única a cada espectador, por meio da tecnologia. Cada uma das obras traz uma experiência diferente, abrindo, assim, o debate sobre a crescente interseção entre arte e tecnologia. “E se a obra de arte pudesse ver o espectador antes mesmo que ele a visse? A ideia é estabelecer uma simbiose entre obras de arte e o público”, explica Katia Wille.

Para concretizar seu conceito, a artista cria uma possibilidade de estabelecer uma simbiose entre obras de arte e o público. Para tanto, desenvolve parceria inédita com a empresa de software de um conceito de máquinas cognitivas integradas ao ambiente, pela primeira vez utilizado em São Paulo. Utilizando a capacidade de inteligência artificial na nuvem, as obras reagem a presença de pessoas, refletem sentimentos e interagem através de movimentos diante de estímulos visuais, faciais e sonoros.

Ao entrar no espaço, o visitante se depara com uma mistura de materiais dispostos de modo a ocupar todo o espaço de forma fluida. Katia Wille ocupa as vitrines com pinturas em telas feitas em tecido metálico e pequenas esculturas em tecido moldado, todas dialogando com as instalações cognitivas feitas em eco látex – material desenvolvido pela própria artista a partir da mistura de látex líquido reciclado com tecidos e outros materiais que se movem através da emoção do espectador. As obras estão tanto suspensas pelo teto como onduladas nas paredes, desenvolvidas a partir deste material poroso, ora em forma de bolhas, ora esticado ou ondulado, destacando texturas e o brilho cobreado da superfície. As pinturas e esculturas estão em constante diálogo.

Em “ToTa Machina” – que significa “Mulher Máquina” –, as peças se retroalimentam, ou seja, a pessoa vê a pintura e isso gera uma emoção que promove o movimento das esculturas, que por sua vez geram outra emoção, uma vez que o visitante é convidado a ser espectador e em seguida passa a ser protagonista do movimento e, assim, das próprias obras.

“O objetivo final é começar a criar um espelho de nós mesmos nas obras: o corpo é representado pelos braços robóticos e sensores responsáveis pelos movimentos, a mente pela inteligência artificial que aprende com os nossos sentimentos e dá os comandos para que os movimentos aconteçam e a alma é representada pela arte das membranas de ecolatex pintadas como uma pele frágil e reluzente”.

Katia Wille


Exposição: “ToTa Machine
Artistas: Katia Wille
Curador: Bianca Boeckel
Abertura: 25 de janeiro – sábado – às 11hs.
Período: 26 de janeiro à 23 de março de 2020
Horários: Terça a domingo, das 9hs às 17hs.
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes – www.museuartesacra.org.br
Estação Tiradentes do Metrô – São Paulo – SP
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô
Número de obras: 15
Técnicas: pinturas, esculturas e máquinas cognitivas
Dimensões: variadas


Imprensa:

São Paulo
Museu de Arte Sacra de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Silvia Balady | silvia@balady.com.br  | (11) 3814-3382

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes | stgomes@sp.gov.br | (11) 3339-8243

Rio de Janeiro
Brief Com
Bia Sampaio | biasampaio@briefcom.com.br | (21) 98181-8351

Compartilhar