O Museu de Arte Sacra promove, o Curso Livre: “Simbologia da flora e da fauna” com a Prof.ª Dr.ª Vanessa Beatriz Bortulucce.

O relacionamento do homem com a natureza é muito antigo e acontece de vários modos; um deles ocorreu pela criação de uma simbologia do natural, onde as plantas, flores, árvores, frutos e animais assumiram significados para além de si próprios. A criação de uma simbologia da natureza estreitou e tornou mais complexa as relações entre os seres humanos e o seu entorno.
O curso pretende apresentar esta gramática de alegorias e simbologias, permitindo que resgatemos um olhar especial sobre nosso mundo, bem como proporcionará a percepção de que somos herdeiros deste universo simbólico.

05 de abril de 2019
Aula 1: Natureza, a imagem original 12 de abril de 2019
Aula 2: simbologia das plantas

06 de abril de 2019
Aula 3: simbologia das árvores

03 de abril de 2019
Aula 4: simbologia das flores

10 de maio de 2019
Aula 5: simbologia dos frutos

17 de maio de 2019
Aula 6: simbologia dos animais aéreos

24 de maio de 2019
Aula 7: simbologia dos animais terrestres

07 de junho de 2019
Aula 8: simbologia dos animais aquáticos

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: de 05 de abril a 07 de junho de 2019.
Horário vespertino: das 14h30 às 16h45 (intervalo para o café)
Valor: R$ 500,00 a vista em dinheiro ou depósito bancário ou R$ 550,00 em duas vezes ou no cartão.
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.