MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Após a apresentação da professora, iniciam-se as reflexões teórico-metodológicas referentes ao tema, dialogando com a bibliografia, que dão o suporte teórico para   discussão sobre beleza e feminilidade, contextualizados   historicamente.

Objetivo geral
Contextualizar   as representações da percepção da beleza e da feminilidade e o seu reverso em diferentes temporalidades destacando a modernidade através das análises de iconografias como pinturas, fotografias e propagandas publicitárias.

Objetivos Específicos
– Identificar e discutir as questões e os procedimentos básicos que capacitem o trabalho de pesquisa e análise crítica das fontes documentais, em especial os discursos da medicina e das propagandas que estiveram relacionados a beleza e a saúde da mulher  em um determinado período especifico eleito para a análise (final do século XIX até o Pós Segunda Guerra). Trabalho este que será feito com o auxílio bibliográfico pertinente ao tema e objeto de estudo, partindo de problemáticas e discussões reflexivas.
– Iniciar a capacitação de elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, explorando várias possibilidades de trabalho, associando o ensino à pesquisa através das iconografias.

Ementa
Este curso, em quatro encontros propõe compreender a história do uso de cosméticos, das lingeries e dos produtos de toalete. A busca do corpo e do rosto perfeitos e os seus significados sócios culturais não são lineares e nem únicos, mas o olhar dos pintores dos fotógrafos e os discursos produzidos pela medicina e propagandas publicitárias são significativos para compreender o lugar que o corpo feminino ocupa na sociedade representado especificamente de forma bela e feminina. Dessa forma a busca pela beleza nem sempre saudável acaba por fazer muitas mulheres distorcerem a sua imagem nos espelhos quando não se enquadram na ditadura da beleza, se sentem infelizes por não se sentirem sempre belas.  Refletir sobre a estética da feiura se faz necessário para a compreensão e o questionamento dos padrões de beleza.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O curso oferece conteúdo para todos os interessados no tema que tem como foco a história do corpo como também da beleza, feiura, saúde e doença, porém os professores dos Ensinos Fundamental e/ou alunos do Ensino Médio como também professores e alunos de Graduação e Pós-Graduação em História, Geografia, Ciências Sociais, Biologia, profissionais da saúde e áreas afins tem o perfil do público alvo.

SOBRE O DOCENTE
Márcia Barros Valdívia
é Pós-Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Atuou como docente no Ensino Médio por onze anos. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade – NEHSC – da PUC-SP. Membro do corpo editorial de   pesquisadores do Núcleo de Estudos de História Social NEHSC da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de História da Arte e da Arquitetura no ensino superior. Atua principalmente nos seguintes temas: cidade, propaganda, canção, drogas, boemia, medicalização, eugenia, corpo e beleza.

03 de julho de 2023
Aula 1: Apresentação do tema – Por que o corpo feminino e a beleza ?
Por uma história do corpo: O corpo feminino na história.
A dor e a delícia de ser mulher
As representações do corpo feminino na Antiguidade e os seus resíduos na atualidade.

10 de julho de 2023
Aula 2 – O corpo da mulher no corpo das cidades – final do século XIX e início do XX
Referenciais da beleza
Hábitos importados
Beleza disciplinada e vigiada

17 de julho de 2023
Aula 3 – O corpo e a beleza
Indumentárias e produtos de toalete
A questão cultural da beleza -classe social, etarismo, etnia e exotismo

24  de julho de 2023
Aula 4: – A beleza e o seu reverso
A estética da feiura e os circos de horror
Como analisar as iconografias, pinturas, fotografias e afins

Período: 03, 10, 17, 24 de julho de 2023 (segundas – feiras)
Horário: Das 19 às 21 horas
Valor: R$ 210,00 à vista
Carga horária: 08 horas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Ao final do curso o aluno receberá o certificado.
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom