Convidamos o leitor a visitar a PIRATININGA – Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo como quem entra em casa amiga. Os artigos sobre as diferentes manifestações da arte e que, de variados modos, dialogam com as Artes Sacras, seguem estilos, gêneros, discursos e propósitos diferentes, mas preocupados em construir pontes entre épocas e modos de ver o mundo. Então podemos conversar um pouco sobre o Mosteiro da Luz e sua importância no cenário cultural de São Paulo ou sobre o pintor Benedito Calixto ou sobre o Padre Antonio Vieira e o prazer de leitura que ele pode proporcionar. Podemos, também, aprimorar nosso olhar para as obras do Aleijadinho e, depois, travar uma conversa bem diferente sobre a presença do espiritismo no pensamento literário da virada do século XIX para o XX. Ou compreender o que fazem índios na Catedral de Coimbra. As possibilidades de conversa são muitas e não param por aqui: Vamos visitar os antigos monges do deserto ou o Museu São Roque, em Lisboa? Talvez desejemos ler um texto inédito em português do futurismo italiano? Podemos emocionarmo-nos com o estilo sutil de Claudio Pastro ou as muitas outras possibilidades que esta revista lhe oferece neste primeiro número. Afinal, esta casa, que é a PIRATININGA, é também a sua casa, para sentir-se bem vindo!

Você poderá lê-la tanto digitalmente, folheando suas páginas virtuais, como baixá-la em pdf e imprimir os artigos que desejar (clique aqui para baixar). Há também a versão impressa, distribuída pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, o MAS/SP.

Prof. Dr. José Luís Landeira