MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL
A partir das invasões dos povos “bárbaros”, o ideal da monarquia foi se desenvolvendo e se expandiu rapidamente por toda a Europa. Culturas diversas, aliadas à cultura latina romana, levaram sua influência além de suas regiões de origem e atingiram lugares que conhecemos atualmente como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Polônia, Rússia, Espanha, Portugal. Porém, cada região desenvolveu versões próprias de monarquias que dependiam das particularidades internas de suas condições políticas, religiosas e econômicas. A proposta desse curso é entender as maneiras como a monarquia enquanto modelo político, cultural e social se desenvolveu na Europa e como se costurou a partir de diversas heranças: a cultura romana, o cristianismo e as formas políticas, sociais e místicas desses povos. Sabendo como é importante a arte e a cultura como representação do poder político e religioso, busca-se entender como o papado e as disputas entre povos recém chegados ao antigo território de Roma conseguiram reinventar o poder e criar um imaginário e político religioso que atinge às Américas no século XVI, persiste no Brasil como forma política ainda no século XIX e oferece diversas narrativas para o folclore nacional.  O exame das artes, da literatura e das lendas da época nos leva a reflexão sobre um ideal político e religioso, mantido e entendido pelos reis e pelo clero, além também de nos apresentar o imaginário sobre o poder construído pelas grandes famílias (nobreza), entendido justamente pelas representações simbólicas que consumiam. O curso pensa, sobretudo, como os modelos aí estabelecidos serviram de modelo místico para as outras nações do ocidente e para a construção do imaginário sobre a monarquia no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
– Entender o nascimento da monarquia na Europa e os povos que constituíram os primeiros reinos.
– Por que esses povos são conhecidos como “bárbaros”?
– Analisar, criticar e contextualizar o nascimento da monarquia europeia.
– Apresentar narrativas que envolvem comportamento, moda, gostos, gestos, objetos e símbolos que envolvem esses acontecimentos em um passado místico e que são usados pela monarquia como sinal de distinção até os dias de hoje.
– Mostrar a arte e a cultura como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte, da cultura material e do imaginário estejam presentes.

CONTEÚDO

02 de junho de 2021
AULA  1 – Os Hunos e os Germanos
Tribos e confederações militares. Sofrendo pressão de um movimento migratório vindo da Ásia, envolvendo os Hunos, as tribos germânicas dos godos e vândalos atravessam as fronteiras do Império Romano. O líder germânico Armínio. O império Huno de Átila. Os suevos na Península Ibérica.

09 de junho de 2021
AULA  2 – Vikings e Celtas
Tribos e confederações militares. Vikings. Os povos nórdicos originários da Escandinávia. Incursões e saques na Europa. Rus. A cultura celta e a Irlanda. Os druidas.

16 de junho de 2021
AULA  3 – Bretões e os Anglo-Saxões
Tribos e confederações militares. Os britânicos e os saxões. O rei Arthur e o Santo Graal. As runas. A instituição dos títulos nobiliárquicos.

23 de junho de 2021
AULA 4 – Os Francos e o Sacro Império Romano Germânico
Tribos e confederações militares.  Francos: um reino duradouro. Os merovíngios e os carolíngios. Carlos Magno e o reino carolíngio. A futura França. A aliança com o papado. Império Romano Germânico: o Primeiro Reich.  Reinos na Europa Ocidental e Central.

30 de junho de 2021
AULA 5 – Magiares e Eslavos
Tribos e confederações militares. Os Sete Chefes dos Magiares. O Principado da Hungria e o Reino da Hungria. Estêvão I. Santa Isabel da Hungria. “Os países da Coroa Tcheca” ou Polônia. Os eslavos orientais e as planícies da atual Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; História da América; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Datas: 02, 09, 16, 23 e 30 de junho de 2021 (quartas-feiras)
05 dias de aulas
Horário: Das 16 às 18 horas
Carga horária: 10horas
Valor: R$ 180,00 à vista
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.