O Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Sacra de São Paulo tem o prazer de convidá-los para mais uma live gratuita, que integra o projeto Rede de Conversas.
Em abril, a live “Espiral estético-semiótica: implicações entre estilo e significado e entre objetividade e sensibilidade no interior da análise interpretativa da arte” será conduzida pela Profa. Dra. Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas. Na oportunidade serão abordados os processos investigativos sobre arte, que contam com inúmeras correntes metodológicas. Entre elas, duas se destacam: a análise estilístico-formal e o estudo dos significados simbólicos-iconográficos. É possível harmonizar essas duas metodologias, considerando que toda obra de arte envolve tanto forma, como conteúdo? Que relações de fruição podemos traçar considerando estética e historicamente o objeto artístico?

PALESTRANTE:
Profa. Dra. Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas – Artista Plástica e Professora. Graduada em Artes Plásticas (FAAP-SP/1995), é mestre em Filosofia (FSB-SP/2013) e doutora em Filosofia (PUC-SP/2019). Docente e palestrante há 25 anos, nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica, História e Teoria da Arte e Conservação e Perícia de obras de arte e Museologia. Trabalhou em diversos museus em centros culturas, de 1993 a 2007. Desde 2014 é professora do curso de Filosofia da Faculdade de São Bento – SP, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX). Professora e coordenadora da IdeiaViva – Escola de Cultura, desde 2020. Professora convidada da Escola da Cidade desde 2020. Desde 2015 coordena o Grupo de Pesquisa de Pragmatismo e Estética do Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa – CEP – PEPGFIL- PUC-SP. É membro do ICOM-BR (Internacional Council of Museums-Comitê brasileiro) desde 2009. É membro do GT de Semiótica e Pragmatismo da ANPOF desde 2016.

Data: 04 de abril de 2023 (terça-feira)
Horário: 19:30h
Onde: A palestra será virtual, transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do MAS SP: https://www.youtube.com/@MuseuArteSacraSP/streams.
Não é necessária inscrição prévia.