O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Os obeliscos da Antiguidade em Roma: uma retórica sobre o poder, o monumento e o patrimônio cultural

A cidade de Roma possui obeliscos provenientes da antiguidade sendo que alguns derivam do Antigo Egito e outros foram realizados no território egípcio sob o domínio do Império Romano. Esse curso tem por objetivo verificar o impacto dessas grandes estruturas monolíticas na paisagem de Roma. Para tanto, serão apresentados alguns aspectos: as condições da manufatura inicial dos obeliscos, as circunstâncias que deflagraram o seu transporte do território egípcio ao romano, a instalação original na Antiga Roma e os posteriores remanejamentos para a atual conformação. Através da verificação das operações que incidiram nesses elementos arquitetônicos milenares pode-se constatar a retórica ainda vigente nos debates sobre o patrimônio cultural sobre a articulação entre o ideário de poder e o monumento num tecido urbano permeado por estratificações de interesse cultural.

Aula 1 (04 de maio de 2023):
Apresentação geral. A simbologia do obelisco no Antigo Egito e a sua manufatura. A atual localização dessas estruturas em Roma e a relação com o tecido da cidade derivados de projetos em escala urbana a partir do século XVI.

Aula 2 (11 de maio de 2023):
Os obeliscos derivados do Antigo Egito: quais são, sua implantação original, as motivações para o transporte e instalação na antiga cidade de Roma.

Aula 3 (18 de maio de 2023):
Os obeliscos derivados do domínio do Império de Roma em território egípcio: quais são, sua implantação original, as motivações para o transporte e a instalação na antiga cidade de Roma.

Aula 4 (25 de maio de 2023):
Os agentes envolvidos na disposição dos obeliscos na Roma “Moderna”, a partir do século XVI, com as reformas urbanas e todo o maquinário elaborado para a transposição das grandes estruturas monolíticas.

Docente:
Angela Rosch Rodrigues é doutora (2017) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural; período de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2015-2016); apoio FAPESP. Realizou mestrado (2011) pela FAU USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo, na área de conservação do patrimônio cultural; apoio FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Realizou pós-doutorado na FAU USP (2018-2022) na área de História e teoria da arquitetura com períodos de pesquisa na Sapienza Università de Roma (2019-2020 e 2021-2022), apoio FAPESP. Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo, e patrimônio cultural.

Período: 04, 11, 18 e 25 de maio de 2023 (quintas-feiras)
04 dias de aulas
Valor: R$200,00 à vista
Aulas: 17 às 19 horas