Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, executa uma série de grupos escultóricos que representam os Passos da Paixão de Cristo, em uma série de seis capelinhas, totalizando sessenta e seis esculturas. O projeto inicial, segundo Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, foi feito em 1794 e previa mais seis capelas para os Passos da Ressurreição. Entretanto, a segunda parte do projeto não é realizada. O conjunto esculpido em madeira é policromado pelo Mestre Athayde. O curso visa apresentar, analisar e comparar os grupos escultóricos de Aleijadinho aos grupos escultóricos medievais, sobretudo italianos, portugueses e alemães. Aqui, citam-se, por exemplo, o escultor bolonhês Niccolò Dell’Arca (1435c. – 1494), que molda seu conjunto de sete esculturas em terracota, para a Igreja de Santa Maria della Vita, ou ainda o conjunto em terracota policromado atribuído à escola de Mantegna, em Medole. Considera-se, igualmente a aproximação de Aleijadinho ao escultor gótico alemão Claus Sluter. Embora o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, onde se encontram as capelinhas de Aleijadinho, tenha sido projetado a partir do modelo de Bom Jesus de Braga, em Portugal, pretende-se estudar a circulação dos modelos europeus medievais góticos e do início do Renascimento, como forma de diálogo com o mestre brasileiro.


Professora
Karin Philippov é Pós-Doutora em História da Arte pela EFLCH-UNIFESP (2018). Doutora em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP (2016). Mestre em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP (2008). Docente de História da Arte e especialista na pintura de Benedito Calixto de Jesus.


05 de maio
Aula 1:
– Introdução ao tema.
– Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho
– Santuário Bom Jesus de Matosinhos: histórico e encomendas

12 de maio
Aula 2:
– Santuário de Bom Jesus de Braga e capelas
– Grupos escultóricos de Aleijadinho nas Capelas dos Passos da Paixão: análise das esculturas em madeira

19 de maio
Aula 3:
– Capelas de Aleijadinho e a tradição escultórica medieval italiana: circulação de modelos
– Niccolò dell’Arca na Igreja de Santa Maria della Vita
– Escola de Mantegna em Medole

26 de maio
Aula 4:
– O modelo germânico de Claus Sluter nas esculturas de Aleijadinho
– Nossa Senhora das Dores no acervo do Museu de Arte Sacra
– Conclusão do curso


Datas: 05, 12, 19 e 26 de maio de 2020 (terças-feiras)
Horário: 19h às 21h30
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 300,00 à vista – R$ 350,00 (duas vezes)
Vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.


POLÍTICA DE CANCELAMENTO

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar