Tributo naïf ao Modernismo Brasileiro… Uma contribuição à diversidade.

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS / SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura, na Sala MAS/Metrô Estação Tiradentes, a exposição coletiva “NAÏFS; modernistas, contemporâneos, atemporais”, sob curadoria de Marinilda Boulay. Com setenta e seis artistas, advindos das mais diversas partes do Brasil, um recorte da arte naïf brasileira é exibido nos 85 trabalhos escolhidos pela curadoria que abraçam variados suportes como pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, bordados, costuras e modelagens.

Como parte da programação dedicada às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a seleção apresentada é “marcada pela transgressividade, a irreverência, a mestiçagem, o sincretismo religioso e a determinação em manter viva nossa capacidade de sonhar. As obras apresentadas são herdeiras da audácia daqueles jovens de 1922, e denotam a necessidade premente de se construir, hoje, o Brasil que a gente quer no futuro, com seus múltiplos sotaques, culturas e narrativas”, define a curadora.

A permissão implícita da homenagem feita ao Modernismo, todo caracterizado por sua busca pela ruptura com a academia europeia do período em que ocorreu a mostra nos anos de 1920, concedida a Arte Naïf contemporânea da segunda década do século XXI pode estar descrita pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio quando a analisou em seu próprio tempo:” Esta exposição traz elementos para isso no sentido de ser realizada por uma óptica que acredita que os estudos e as ações a partir do movimento de 1922 ganham sentido e significação quando vistos sob uma perspectiva que busca ligar passado, presente e futuro”.

Por um lado temos a Arte Moderna que por definição é um conjunto de tendencias que começou a se desenvolver a partir da segunda metade do século XIX, atingindo seu apogeu no início do século XX e, neste momento, deixou visível seu empenho em romper com as tradições que se encontravam arraigadas na história da arte. Por outro lado, a Arte Naïf sempre foi, e ainda o é, uma ruptura intuitiva pois, conceitualmente é atribuída a produção de artistas autodidatas que criam e desenvolvem linguagens autorais e originais de expressão.

NAÏFS; modernistas, contemporâneos, atemporais” traz a contribuição da diversidade cultural brasileira quer seja de matriz europeia, afrodescendente, indígena, na construção da ideia de modernidade, daquilo que nos faz plurais e singulares ao mesmo tempo. A mostra apresenta a cultura popular não como um elemento da tradição do passado, mas como algo, que alimenta a atemporal arte naïf, que tem tantas definições quanto o número de artistas que participam desta mostra”.

Marinilda Boulay – Curadora da Exposição

ACESSO GRATUITO AOS USUÁRIOS DO METRÔ


Naïf – Modernistas, Contemporâneos
Curadoria: Marinilda Boulay
Duração: de 9 de Abril à 5 de Junho de 2022
Dimensões: Variadas
Local: Sala MAS Metrô na Estação Tiradentes (Linha 1-Azul)
Endereço: Estação Tiradentes do Metrô
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h30)
Telefone: (11) 3326-539
Ingressos: Entrada gratuita a todos os usuários do transporte coletivo.

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.

Compartilhar