Sabia que a Mancala é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo? Pesquisadores acreditam que desde o período Neolítico, homens se valiam das depressões nas pedras que serviam de tabuleiro e sementes para jogá-lo na região dos atuais Irã e Jordânia.

O termo Mancala deriva do árabe Naqala que significa se mover. Viajantes, mercadores e migrantes popularizaram esse jogo no continente africano, por isso a enorme variação das regras de acordo com a região em que é jogado.

O mais conhecido é o Wari, cujo tabuleiro possui duas fileiras com seis buracos cada, além de duas áreas em que são depositadas as sementes. Jogado na África Ocidental, em razão do tráfico Atlântico disseminou-se no Caribe e na América do Sul, tornando-o mundialmente popular.

Na exposição “A Outra África: trabalho e religiosidade” é possível conferir um tabuleiro de mancala feito em madeira, produzido pela cultura Dan (Costa do Marfim). Repare que além das fileiras para o depósito das sementes, há uma cabeça esculpida em uma das extremidades e um depósito para as sementes na outra.

Mancala | 69 cm x 29 cm | Coleção Ivani e Jorge Yunes

Como jogar
Você precisará de um tabuleiro (pode fabricar o seu com a receita que deixamos aqui ou usar uma caixa de uma dúzia de ovos) e 48 sementes (podem ser pedrinhas, grãos, botões ou conchas).

O objetivo do jogo é conseguir reunir o maior número de sementes em sua base. O jogador que tiver mais sementes no fim do jogo será o vencedor.

Preparando o tabuleiro
Para jogar são necessárias duas pessoas (jogador 1 e jogador 2). Cada jogador deve se posicionar de um lado do tabuleiro. Os seis buracos à frente e a base à direita são a área de jogo do jogador. Cada buraco inicia o jogo contendo 4 sementes.

Semeando – Como mover as peças
O jogador que começa a partida escolhe um dos seis buracos de sua área, do qual deve retirar todas as sementes. As sementes retiradas devem ser distribuídas, uma a uma, pelos buracos seguintes em sentido anti-horário pelo tabuleiro (conforme diagrama abaixo).

Terminada a distribuição das sementes do buraco escolhido, passa-se a vez para o outro jogador. Se em uma jogada a última semente cair na base do jogador que realizou o movimento, então este pode jogar novamente.

O jogador deve deslocar as sementes de seus seis buracos com o intuito de acumular o maior número possível na sua base (campo de plantio). As bases não valem como buracos, portanto as sementes que forem colocadas nelas, não podem ser retiradas. Afinal foram plantadas, por isso não podem ser removidas.

Capturando as sementes do adversário
Se em uma jogada a última semente cair em um buraco vazio do jogador que realizou o movimento, este jogador captura de uma única vez todas as sementes que estão no buraco paralelo do seu adversário e também leva sua semente que executou a jogada. Como na animação abaixo que simula uma jogada desse tipo, todas as sementes são depositadas na base de quem a executou.

Colheita – Fim de jogo
O jogo termina quando um jogador já não tem nenhuma semente em seus buracos para jogar. Os dois jogadores devem contar as sementes em sua base e nos seus buracos. Quem tiver mais sementes ganha o jogo. Se os dois jogadores obtiverem exatamente o mesmo número de sementes, então é declarado um empate.

Compartilhar