O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS / SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre no sábado, 15 de abril de 2015, a exposição “Marfins: iconografia e história na Arte Sacra”, com peças em marfim pertencentes ao acervo da instituição e curadoria de Jorge Luzio e Beatriz Cruz
Polêmico e encantador, o marfim tem sido utilizado desde a pré-história da humanidade para o registro da história das civilizações.
Obtido dos dentes caninos de diversos animais como elefantes, hipopótamos, morsas, narvais e também com a utilização da madrepérola, o marfim lavrado sempre foi empregado na produção dos mais diversos artefatos, inclusive religiosos, por ser considerado um material nobre.
Hoje seu uso é injustificável.
Mas a presença de peças confeccionadas com ele em coleções públicas e privadas no Brasil leva-nos, ao fim, a algumas reflexões sobre a sua existência e os processos que possibilitaram a circulação desses artefatos entre as colônias portuguesas da África e do Oriente e sua vinda para o Brasil.
Observá-los permite-nos, ainda, vislumbrar a produção de tantos artistas anônimos e conhecer a arte portuguesa disseminada em seus domínios nos séculos XVI, XVII e XVIII principalmente por meio da ação da Companhia de Jesus.

Na ocasião, o museu lançará o livro “Por uma Descolonização da Imagem O Marfim Africano na Arte Colonial do Oriente”, de autoria de Jorge Lúzio.

Exposição: “Marfins: iconografia e história na Arte Sacra”
Curadoria: Jorge Lúzio e Beatriz Augusta Cruz
Período: de 14 de abril a 04 de junho de 2023
Local: Ala de Exposição Permanente do Museu
Endereço: Rua Dr. Jorge Miranda, 43 ( entrada lateral e estacionamento do museu)
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h30)
Ingressos: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia) | Grátis aos sábados
Isenções:
– Crianças até sete anos de idade;
– Idosos (igual ou acima de 60 anos);
– Pessoas com deficiência e um acompanhante;
– Guias de Turismo credenciados pelo Ministério do Turismo (CADASTUR);
– Professores da Rede Pública de Ensino e Organizações Sociais e Instituições Públicas das áreas da Educação e Cultura e associados do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
– Ordens Religiosas e Membros do Clero Diocesano: Bispos, Padres, Freiras e Seminaristas.

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.