MÓDULO I
A FALSIFICAÇÃO NA HISTÓRIA DA ARTE:
– Grandes falsificadores
– Características do mercado de arte (primário e secundário)
– Evolução e motivações
– Antecedentes históricos da perícia de arte
– Criação das coleções / Caso latino américa

MÓDULO II
INTRODUÇÃO à PERÍCIA DE ARTE:
– Definição (antiga escola vs. pericia moderna)
– O que é uma perícia, estrutura e tipologia legal
– Comportamento do cliente
– Necessidades e desafios do cliente
– Comportamento do Perito
– Necessidades e desafios do perito interdisciplinar

MÓDULO III
APROXIMAÇÃO TÉCNICA A OBRA DE ARTE:
– Definição de obra de arte
– Tipos de comunicação
– Materiais e suportes
– Conceitos estéticos
– Conceitos Linguísticos
– Ficha técnica
– Casos de estudo

MÓDULO IV
MÉTODOS CIENTÍFICOS DA PERÍCIA MODERNA:
– Estrutura probatória
– Ferramentas disponíveis
– Testes de baixa, meia e alta complexidade
– Menção dos métodos físicos – químicos
– Casos de estudo

DOCENTE:
Bac. Gustavo Perino, Professor Universidade Santa Úrsula, Gustavo Perino é bacharel em Peritagem e Avaliação de Obras de Arte pela Universidad del Museo Social Argentino. Perito judicial da Ordem dos Peritos do Brasil e membro do comité de proteção do Patrimônio cultural do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina. Tem participado de mais de 50 projetos de pesquisa de arte. É fundador e diretor da Givoa Consulting (empresa dedicada à pesquisa em arte). É criador e organizador do International Conference Artwork Expertise (Congresso internacional de Peritagem de Obras de Arte) nas suas duas edições: Buenos Aires 2016, Rio de Janeiro 2018. Atualmente é professor universitário e coordenador de pós-graduação em Pericia pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro e da UniSant’Anna em São Paulo.

Datas: será remarcado para uma nova data
Horário: das 14 às 17h
Carga horária: 21 horas aula
Valor: R$ 550,00 à vista ou R$ 600,00 (03 vezes)
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.