!Só úa coisa aquí in S. Pólo que eu já ponhei in reparo: que só se vê é estrangero! Brasilêro é muito raro! (modinha de 1911, recolhida por Cornélio Pires, em seu livro Sambas e Cateretês)

Dia 15 de agosto – Aula 1 – Introdução
Haveria um sentimento no povo paulista, mais especificamente no paulistano de falta de “raízes culturais”? Há uma cultura tipicamente paulista ou paulistana? Quais elementos mais representativos dessa cultura? Damos início ao projeto de sondagem com a cena musical, a literatura e as artes visuais paulistanas, em uma viagem irreal, em busca dessa identidade. Como ferramentas, a análise histórica e a análise semiótica dos fenômenos destacados.

Dia 22 de agosto – Aula 2 – Das Modinhas à Paulicéia Desvairada
A São Paulo de “Sambas e Cateretês”, recolhidos em livro do mesmo nome, por Cornélio Pires, e a São Paulo erudita do recém-inaugurado Teatro Municipal, nos anos de 1910. Os modernistas da Semana de 1922: A Paulicéia desvairada de Mário de Andrade e os modernistas.

Dia 29 de agosto – Aula 3 – São Paulo Como A Locomotiva do País
A expansão radiofônica em São Paulo: música popular e a especialização da mídia, nas décadas de 1930 e 1940. Demônios da Garoa e Adoniran Barbosa. A criação da TV Tupi, nos anos 1950. As comemorações do Quarto Centenário da Cidade: São Paulo, a locomotiva do país.

Dia 05 de setembro – Aula 4 –  Monumentos e locais de memória
Os jardins do Ipiranga, a estátua de Borba Gato, a av. Paulista, o Pateo do Collegio. O que eles significaram e o que significam atualmente.

Dia 12 de setembro – Aula 5 – O Mapa Artístico de São Paulo
Os pintores Di Cavalcanti e Candido Portinari como importantes referentes para a formação do mapa artístico do Estado de São Paulo.

Dia 19 de setembro – Aula 6 – São Paulo: A Poesia do Concreto
O surgimento da poesia concreta: os irmãos Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari.

Dia 26 de setembro – Aula 7 – Alguma Coisa Acontece no Meu Coração…
Os grandes Festivais da Record: uma nova vitrine. O samba de Geraldo Filme, Dona Inah e Germano Mathias: para quem duvida que tem samba em SP. Migrações nordestinas: Tom Zé e sua “São São Paulo”. Caetano e sua “Sampa” X “Ronda”, de Paulo Vanzolini.

Dia 03 de outubro – Aula 8 – Do Construtivismo ao Abstracionismo Paulistano
A arte de Geraldo de Barros, Tomie Ohtake e Manabu Mabe.

Dia 10 de outubro – Aula 9 – A Segmentação Musical em São Paulo
A Lira Paulistana. O surgimento das rádios segmentadas em rock. O punk rock da Freguesia do Ó e do bairro do Limão. O polêmico tema das migrações internas em “Pobre Paulista”, do grupo Ira!. Thaíde e DJ Hum e a apropriação do Largo São Bento pelo hip hop. A criação da MTV em São Paulo.

Dia 17 de outubro – Aula 10 – São Paulo em Quadrinhos
Angeli, Laerte & Glauco: Los Tres Amigos.

Dia 24 de outubro – Aula 11 – A Arquitetura Escultural Paulistana e as Intervenções na Cidade
A arquitetura de Ruy Ohtake. A arte de Vik Muniz e as intervenções na cidade de Eduardo Srur.

Dia 31 de outubro – Aula 12 – A Periferia no Centro de São Paulo
Música: Mano Brown e Racionais Mcs invadem a MTV.  Literatura: Ferréz e seu sucesso Capão Pecado. Criolo e seu “Não existe amor em SP” e o rap paulistano atual. A cena indie. A polêmica do funk ostentação e os “fluxos” pela cidade.

DOCENTE:
Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho,
possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação. É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com enfase em Yung. Na Pós-graduação do Senac é professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital.

Período: De 15 de agosto a 31 de outubro de 2019 (12 dias de aula)
Aulas: das 19 às 21h30 (intervalo para o café)
Investimento: R$ 550,00 à vista – R$ 600,00 (em 3 vezes) – vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
Estacionamento sujeito à lotação

No final do curso o aluno receberá o certificado.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

– Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.