MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


OBJETIVO
De que maneiras se representam os santos mártires cristãos? Desde o Cristianismo primitivo, a representação dos santos mártires ocupa um importante espaço no imaginário cristão. No Cristianismo primitivo as representações dos santos mártires e do próprio Cristo se fazem presentes nas catacumbas romanas, para nos séculos seguintes, a partir da oficialização do Cristianismo, em 313, esses mesmos santos mártires ocuparem as Igrejas, Basílicas e Catedrais. O presente curso pretende apresentar, analisar e discutir esses modelos de representação dentro de uma perspectiva historiográfica, religiosa e artística, a partir de quatro exemplos fundamentais, sendo dois masculinos e dois femininos: São Tarcísio, São Lourenço, Santa Cecília e Santa Luzia.


CRONOGRAMA:

Dia 10 de maio de 2021
Aula 1 – Introdução ao curso. Martírio como construção histórica, religiosa, cultural e política de fé. O exemplo iconográfico de São Tarcísio na Itália e em São Paulo. Pintura, escultura, salões parisienses do século XIX e cinema.

Dia 17 de maio de 2021
Aula 2 – Iconografia martirial de São Lourenço entre Europa e São Paulo. Aproximações e apropriações de sua iconografia dentro de um panorama historiográfico e de piedade visual.

Dia 24 de maio de 2021
Aula 3 – Santa Cecília em suas múltiplas representações: mártir e padroeira da música na pintura, escultura, vitral e fotografia. Santa mártir como exemplo de virtude na Primeira República.

Dia 31 de maio de 2021
Aula 4 – Santa Luzia em vários momentos nas igrejas, esculturas e pinturas. O caso de sua capela paulistana como ex-voto.

Conclusão do curso.


Karin Philippov é Pós-Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Pós-Doutora em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Doutora em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP). Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP). Especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especialista em Arte e Cultura pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP).  Docente de História da Arte, historiadora da arte e educadora patrimonial.


Datas: 10, 17, 24 e 31 de maio de 2021 (segundas-feiras)
Horário: das 15 às 17 horas
Valor: R$ 200,00 à vista.
Carga horária: 08 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar