De setembro de 2016 a janeiro de 2017, o Museu de Arte Sacra realizou a exposição “Fragmentos: coleções de Rafael Schunk e Museu de Arte Sacra de São Paulo”, que teve curadoria de Percival Tirapeli e reuniu na sede do MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, fragmentos oriundos de demolições de catedrais, igrejas e capelas brasileiras. Confira agora a versão virtual da mostra que exibiu objetos valiosos, pedaços de desmanche das construções, pinturas, obras de arte e santos feitos por mestres santeiros reconhecidos.

Constituída a partir do final dos anos 1990, a Coleção de Arte Sacra de Rafael Schunk enfatiza produções artísticas do período bandeirista a partir do século XVII, desde o surgimento da arte barroca brasileira até suas ramificações na cultura caipira, com permanência de arcaísmos até a modernidade. São, na maioria, fragmentos oriundos de catedrais do interior de São Paulo, como da antiga catedral de Taubaté, de Pindamonhangaba, da Basílica Velha de Aparecida, de Queluz e de Bananal. Um dos destaques foi o conjunto de 60 azulejos da Osirarte, oficina que desenvolveu trabalhos para inúmeros edifícios públicos, a exemplo do MEC-Rio e representou a tradição da azulejaria brasileira desenvolvida no período moderno. Os azulejos das coleções do MAS/SP e de Schunk, apresentaram esta importante técnica, tão apreciada pelos portugueses.

FICHA TÉCNICA
Exposição: Fragmentos: coleções de Rafael Schunk e Museu de Arte Sacra de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Iran Monteiro
Rafael Schunk

Roseane Sobral
Capa, projeto gráfico e diagramação

Claudio S. de Oliveira CRB 8-8831
Ficha Catalográfica

RR Donnelley
Impressão

Silvia Balady

Agradecimentos

Ary Casagrande Filho, Eliana Queiroz, Emanuel França Barbosa (Pousada 1896, Santana de Parnaíba-SP), George de Araújo Sampaio, George Homenco Filho, Helena Bakk Pereira (in memoriam), Ignez Homenco, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SP), Joaquim Pereira Antunes Filho (JPAF), Jorge e Selma Willman Mendes, Ladi Biezus, Laura Carneiro, Lilian Caffaro, Orandi Momesso, Prefeitura Municipal de Barueri-SP (Secretaria da Cultura) e Sonia Maria Teixeira.

Rafael Schunk: Mestre em Artes Visuais formado pela UNESP, graduado em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador, historiador, técnico em seguros de obras de arte, crítico, expógrafo, curador e artista plástico. Principais projetos culturais e participações em exposições: catálogo de Arte Colonial e Imperial da Cidade de Santana de Parnaíba-SP, 2015; revitalização do Museu Anhanguera – parceria IPHAN e Secretaria da Cultura de Santana de Parnaíba-SP, 2014; Aparecida, A Virgem Mãe do Brasil. In: Museu Afro Brasil, 2012/13; Arte e Cultura no Vale do Paraíba. In: Palácio Boa Vista, Campos do Jordão-SP, 2011/12; Oratórios Barrocos – Arte e Devoção na Coleção Casagrande. In: Museu de Arte Sacra de São Paulo-SP, 2011; Fragmentos do Barroco Paulista. In: Galeria do Instituto de Artes da UNESP-SP, 2010; Olhares Sobre Parnaíba, Suas Memórias e Seus Artistas. In: Centro de Memória e Integração Cultural. Santana de Parnaíba-SP, 2004.

Percival Tirapeli: professor titular de História da Arte Brasileira na Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. Mestre e doutor em Artes Visuais pela ECA-USP, realizou pós doutorado na Universidade Nova de Lisboa. É autor de Arquitetura e Urbanismo no Vale do Paraíba, Editoras SESC/UNESP (2014). Entre os livros publicados estão os editados pela Imprensa Oficial e Unesp: Arte e Etnias (2007) e Igrejas Paulistas: barroco e rococó (2003) com a qual ganhou o prêmio Sérgio Milliet como melhor pesquisa nacional em artes, outorgado pela ABCA. Foi curador de exposições como Gênese da Fé no Novo Mundo, no Palácio dos Bandeirantes por ocasião da visita do papa Bento XVI (2007), Oratórios Barrocos na Coleção Casagrande e Vestes Sagradas (ambos 2011), e editor dos respectivos catálogos para o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Em 2016 recebeu prêmio de destaque pela obra publicada e artística, outorgado pelos críticos da ABCA.