MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

APRESENTAÇÃO
A moda é um fenômeno rico que entrelaça arte, ciência e política. Sendo um grande acontecimento social, a moda é um encontro entre sociedade e arte, interferindo e fazendo parte da vida de todos. A veste não é apenas a identidade estética, mas a intermediária entre corpo e mundo.

Com efeito, o assunto da moda é um tema que sempre merece ser trazido ao debate filosófico. Por isso este curso foi formulado tendo como ponto de partida a importante tese de doutorado da profa. Gilda de Mello e Souza, O espírito das roupas, defendida no Departamento de Filosofia da USP, um dos marcos dos estudos de Estética na área da Filosofia e que se expandiu, se tornando referência na teoria da moda. É partir desse livro que outros temas, livros e comentários serão traçados, para se estudar desde as mudanças das silhuetas dos vestidos nas suas transições do século XIX, como encontrá-las nas pinturas de época, até o fenômeno da moda e da indústria na modernidade, inaugurando uma relação entre moda e consumo.

Dia 08 de agosto de 2022
AULA 1: O traje moderno: um contexto sobre a moda do século XIX e seus elementos. A moda como o novo diante da tradição. A relação entre vestimenta e a indústria. A história da silhueta das mulheres: comparação com pinturas do período e ilustrações de revistas de época. A crinolina, o terno masculino, a gravata e o romantismo.

Dia 15 de agosto de 2022
AULA 2: A face sombria da moda e da indústria no século XIX: os casos do arsênico, do mercúrio nas vestes. A metáfora do feminino e da moda como morte e perigo. A polêmica do espartilho.

Dia 22 de agosto de 2022
AULA 3: Personagens que evocam a moda: a figura do dândi (George Brummel) e a parisiense. A veste negra: o diurno e o noturno (As cenas de baile, ópera, Renoir) Tratados da Vida Moderna, de Honoré de Balzac. A relação da moda e da pintura. As ambiguidades da moda para o feminino.

Dia 29 de agosto de 2022
AULA 4: Moda como tema filosófico. A poética do gesto: o belo no movimento. O corpo, as vestes e a expressão do gesto. O vínculo entre indústria, a alta costura e o “império do efêmero”.

DOCENTE
Marina Franconeti
É graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com período sanduíche pela Université Paris-Sorbonne IV. Mestre na área de Estética pela Universidade de São Paulo, com a tese defendida “Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet”, concentrando seus estudos em pintura francesa, gênero e filosofia da arte. Ministrou o curso A Arte na Era das Revoluções: França e Itália no turbilhão da modernidade, em parceria com o prof. Plínio Freire Gomes. Mantém o site Palavra acesa no caos desde 2009 escrevendo resenhas e matérias de arte e literatura, assim como análises de obras de arte no site Artrianon nos últimos quatro anos.

Período:  08, 15, 22 e 29 de agosto de 2022 (segundas-feiras)
Horário: 17 às 19 horas
Valor: R$ 200,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.