O Museu de Arte Sacra de São Paulo, apresenta a exposição “DOS SANTOS“, do artista plástico Cassiano Araujo, sob curadoria de Beatriz Cruz, com 17 trabalhos em óleo sobre tela que celebram os 30 anos de trajetória do pintor que deu luz à PAX XXI, uma mostra de pensamentos e reflexões de São João Paulo II, através de sua carta dedicada aos artistas.

“O crescimento espiritual despertou meu corpo para o profundo compromisso com minha capacidade criativa e inventiva de defesa dos reais valores morais; de verdadeiros sentimentos para produzir, proteger, fortalecer e celebrar os valores da arte, fé, caridade, justiça, amor, esperança e paz, me conduzem o destino, a humanidade, em especial os mais vulneráveis, religiosos, refugiados, povos originários, crianças, velhos, mulheres, negros, deficientes físicos, políticos, diplomatas, filósofos, cientistas, jornalistas, juristas, construtores, engenheiros, arquitetos; a classe artística, poetas, escritores, músicos, atores, escultores, joalheiros, pintores e o meio ambiente”, explica o artista.

Cassiano Araujo é um artista que atua em vertentes várias e, nas palavras de Fabio Porchat, Presidente da ALA, exemplifica: “Precoce na pintura a óleo, foi se firmando, paulatinamente, no Parthenon dos grandes artistas latino-americanos, conforme previ em texto publicado naqueles idos. Portanto, acompanhei sua trajetória pictórica desde o início, quando, por diversas vezes, coube-me assisti-lo na curadoria de eventos e importantes exposições em diversos estados brasileiros e países no Cone Sul”.

As telas da série exibida são de impacto e vibração incomuns. Traços delicados mas precisos que formam personagens conhecidos e caros a todos. “O mais bonito da obra de um artista é a sua sensibilidade para perceber os sinais; são das pequenas observações do cotidiano, aos fenômenos mais gritantes, como esses que estamos vivendo nesses tempos difíceis de pandemia, que vão suscitando esses encontros profundos com o mais íntimo da alma”, diz a historiadora Claudine Melo Dutra sobre o trabalho de Cassiano Araújo.

Exposição:Dos Santos
Curadoria: Beatriz Augusta Cruz
Período: de 21 de janeiro a 12 de março de 2023
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação
Técnicas: mistas.
Dimensões: variadas

RECOMENDA-SE UTILIZAÇÃO DE MÁSCARA
INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO SITE DO MUSEU

Compartilhar