#ConversasMAS | Restauro de Materiais Vítreos: Porcelana, Faianças e Azulejos


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a professora Maria Germana Trócoli para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo, a professora Germana aborda a utilização da resina acrílica CeramiCure como um recurso na Restauração de materiais como a porcelana, azulejos, faianças e cerâmicas em, geral. A resina é um material versátil, atóxico, reversível e um excelente fundo nivelador. Só cataliza com o uso da luz de Led, permitindo um maior tempo de trabalho e aceita diversos tipos de acabamento: tintas, douramento e vernizes.


Maria Germana Trócoli é especialista em azulejos, porcelanas, louças atuando no restauro e policromia de arte e arte sacra.


#ConversasMAS | Como Se Fazem as Cores?


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a arquiteta, conservadora do patrimônio e professora Silvana Borges para esse Conversas MAS.

No vídeo a professora reflete sobre as cores, que pode ser abordada em diversos campos de estudo, como fenômeno físico e fisiológico, pois, depende do nosso olho e das nossas percepções, adentrando ao campo da semiótica.

A construção da cor remontam há milhares de anos e pesquisas recentes revelaram que na região da gruta de Blombos na Cidade do Cabo, por exemplo, a cor já é utilizada pelo homem há cerca de 100 mil anos.


Silvana Borges é Arquiteta pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista na área de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra. Presta assessoria na elaboração de levantamento e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica.


#ConversasMAS | Piranesi: O Artista das Ruínas


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a professora doutora Angela Rosch Rodrigues para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo, a professora e pesquisadora Angela Rosch apresenta o trabalho do arquiteto, artista e antiquário Giovanni Battista Piranesi, que em Outubro de 2020 completa 300 anos de nascimento (1720-1778). Piranesi expressa através das gravuras a sua enorme sensibilidade e técnica inconfundível.

As imagens criadas por Piranesi reinventam o olhar sobre as ruínas de Roma, colocando sob a luz da modernidade cenários incríveis o século XVIII redescobriu: A antiguidade – com as escavações em Herculano, em 1738, e Pompeia, em 1748.


Angela Rosch Rodrigues é doutora e pesquisadora em História da Arquitetura (USP).


#ConversasMAS | Choque Cultural: Povos pré-colombianos e a arte barroca européia


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o professor doutor Marcos Horário para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo, Marcos Horário explana aspectos importantes sobre a relação entre a cultura dos povos pré-colombianos com a realidade trazida da Europa pelos conquistadores. Foram séculos de exploração e trocas que afetaram profundamente a cultura latino-americana.


Marcos Horácio é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).


#ConversasMAS | Arte Tumular: Onde é o lugar da arte?


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a professora doutora Vanessa Bortulucce para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo, a professora e pesquisadora Vanessa Bortulucce nos apresenta questões ligadas a arte tumular e ao espaço cemiterial. Tema que ainda é cercado por tabus e que é de extrema importância para entender as sociedades ocidentais.

Os cemitérios são locais de sociabilidade, campos férteis em conceitos que podem ser explorados de inúmeras maneiras.


Vanessa Bortulucce é doutora em História Social pela UNICAMP, professora do Museu de Arte Sacra de São Paulo, UNIFAI, Cásper Libero e Universidade São Judas.


#ConversasMAS | A Linguagem da Arte


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o professor doutor Luís Landeira para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo, o professor doutor José Luís Landeira faz uma breve análise do conceito de arte, vista como linguagem, e as suas imbricações na construção da imagem psicossocial dos indivíduos. As reflexões partem de duas obras centrais; “Uma e Três Cadeiras” de Joseph Kosuth e “A Traição das Imagens” de René Magritte.


José Luís Landeira é graduado em Letras pela Universidade de Coimbra, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP e doutorado em Linguagem e Educação pela mesma instituição. José Luís Landeira é também pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


#ConversasMAS | A Salvação pela Arte: Uma Análise


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o professor doutor Gabriel Frade para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo, a professora e pesquisadora Wilma Tommaso nos apresenta a Igreja dedicada a São João Paulo II localizada em Whashington, nos Estados Unidos, com obras do padre Esloveno Marko Ivan Rupnik, um dos maiores artistas sacros do mundo. Wilma comenta ainda sobre a Catedral de Santa Maria Mãe de Deus localizada em Castanhal no Pará, que também possui mosaicos do artista esloveno.


Wilma Tommaso é doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP e autora dos livros “Cristo Pantocrator” e “Maria Madalena” na Editora Paulus.


#ConversasMAS | O Espaço Litúrgico na História


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o professor doutor Gabriel Frade para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo, Gabriel Frade aborda a história do espaço litúrgico através do tempo, traçando um itinerário histórico, teológico e sociológico desse ambiente, desde as primeiras domus eclesias até os altares de pedra. São muitas transformações ao longo dos séculos.


Gabriel Frade é graduado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, possui mestrado em Teologia pela PUC e Doutorado em história da arquitetura pela USP. Atualmente é professor no Mosteiro de São Bento e Editor Adjunto nas Edições Loyola.


#ConversasMAS | Companhia de Jesus: A Formação e Expansão da Ordem


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o professor Roberto Coelho para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo conheceremos um pouco mais sobre a Companhia de Jesus e a sua expansão até chegar ao Brasil. Os Jesuítas influenciaram profundamente a formação do país, por meio de uma relação extensa e repleta de contradições, tempos de paz e também de guerra.


Roberto Coelho Barreiro Filho é Doutor em História pela PUCSP e professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo.


#ConversasMAS | Imagem de Vestir em Papel Machê


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a artista e professora Madalena Marques para esse Conversas MAS.

No vídeo a professora nos ensina sobre o papel machê, suas técnicas e o processo construtivo para fazer uma imagem de vestir.


Madalena Marques é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM SP.


#ConversasMAS | Materiais para a Restauração e Conservação


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a professora Titina Corso para esse Conversas MAS sobre materiais e técnicas usados pelos profissionais da conservação e restauração.

No vídeo a professora aborda também reflexões éticas em ações técnicas diante dos bens patrimoniais. Essa conversa se transformará em breve em curso mais amplo disponível na plataforma EAD do Museu de Arte Sacra de São Paulo.


Titina Corso, é artista plástica, pedagoga e arte/educadora híbrida, desenvolvendo projetos com olhares para a transdisciplinaridade nas Artes e Educação Patrimonial. Strictu Senso em TIC’s na educação, Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduação em Pedagogia e Artes Plásticas, especialista técnica em Conservação e Restauração de Arte Sacra e de bens culturais. Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo.


#ConversasMAS | Arte Cusquenha


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a arquiteta, conservadora do patrimônio e professora Silvana Borgues para esse Conversas MAS.

No vídeo a professora reflete sobre as práticas religiosas em torno dos oratórios e de suas respectivas imagens, em esculturas e pintura, que representam a expressão de fé ao agregarem os fiéis devotos para as práticas da oração, missas e batismos realizados dentro de casa na sociedade colonial.


Silvana Borges, é Arquiteta pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista na área de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra. Presta assessoria na elaboração de levantamento e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica.


#ConversasMAS | Oratórios e a Sociedade Colonial Brasileira


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a professora e pesquisadora Silveli Russo para esse Conversas MAS.

No vídeo a professora reflete sobre as práticas religiosas em torno dos oratórios e de suas respectivas imagens, em esculturas e pintura, que representam a expressão de fé ao agregarem os fiéis devotos para as práticas da oração, missas e batismos realizados dentro de casa na sociedade colonial.


Silveli Russo, é pesquisadora, graduada em Artes pela UNESP e pós-doutora em Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP.


#ConversasMAS | Avaliando Obras de Arte


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida Douglas Quintale perito científico e especialista em análise de obras de arte para esse Conversas MAS.

Muitas vezes encontramos em uma galeria, um leilão, um antiquário ou mesmo na internet uma obra de arte perfeita para nossa coleção, mas não sabemos se ela é um bom investimento ou se estaríamos pagando um preço adequado por aquela específica obra. Ainda, se se trata de uma obra autentica ou original e como fazemos, hoje em dia, para reconhecer esses atributos de valor.

O propósito dessa palestra, é fornecer algumas chaves para adquirir uma obra de arte com tranquilidade, reconhecer o devido e real valor atribuído em uma obra e quais são parâmetros usuais para mensura-lá.


Douglas Quintale, perito científico e especialista em análise de obras de arte.


#ConversasMAS | Santo Sudário de Turim


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o professor doutor Jack Brandão para esse Conversas MAS.

Santo Sudário de Turim: que é essa relíquia? Qual sua importância para o Cristianismo e para a história da arte? Ela é verdadeira ou uma mera falsidade medieval? Esses e outros assuntos serão abordados nesta palestra em que busca situar a relíquia de maneira clara e objetiva a partir de seus trinta anos de estudo sobre esse objeto sagrado. Imperdível!

Assista aqui:


Jack Brandão, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa.


#ConversasMAS | Técnicas com Tinta Acrílica


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a artista plástica e professora Mary Ricci para esse Conversas MAS.

No vídeo Mary Ricci pretende apresentar de maneira simples, como preparar e trabalhar com uma tinta atóxica e bastante versátil com o mínimo de material e cores possíveis.

Assista aqui:


Mary Ricci, é artista plástica com formação em arte pictórica de cavalete.


#ConversasMAS | Fundamentos da Restauração e Conservação


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida a professora Titina Corso para esse Conversas MAS sobre as teorias e os fundamentos que norteiam as ações dos profissionais da conservação e restauração de obras de arte.

No vídeo conheceremos um pouco mais sobre diversos teóricos ao longo da história e suas abordagens para com a conversação do patrimônio artístico e cultural.

Assista aqui:


Titina Corso, é artista plástica, pedagoga e arte/educadora híbrida, desenvolvendo projetos com olhares para a transdisciplinaridade nas Artes e Educação Patrimonial. Especialista técnica em Conservação e Restauração de Arte Sacra e de bens culturais.


#ConversasMAS | Pintura Francesa do Século XIX


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, disponibiliza através do projeto “Conversas MAS” uma palestra com o professor Renato Brolezzi, grande historiador da arte que faleceu em 2019.

No vídeo, Brolezzi faz uma incrível abordagem sobre a pintura Francesa do século XIX através das obras de Jacques Louis David partindo da análise da pintura “Os Litores Trazendo a Brutus os Corpos de Seus Filhos” executada em 1789 e exposta no Museu do Louvre, em Paris.

Esse Conversas MAS é especial não só por estar repleto de imagens, detalhes e análises aprofundadas sobre arte, mas também por ser uma homenagem do Museu de Arte Sacra ao grande professor Renato Brolezzi.

Assista aqui:


Renato Brolezzi | Antropólogo e Especialista em História da Arte pela UNICAMP. Professor de História da Arte no Museu de Arte Sacra, MASP e Casa do Saber


#ConversasMAS | Histórias da Cidade de São Paulo


O Museu de Arte Sacra de São Paulo instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o professor Roberto Coelho para esse Conversas MAS, um programa online que tem por objetivo debater temas relevantes para a sociedade, para a arte e para a cultura.

No vídeo conheceremos um pouco mais sobre a cidade de São Paulo de uma maneira bastante descontraída. Entenderemos os caminhos para a construção da maior cidade do país através das suas nuances, montagens históricas e perspectivas. Uma abordagem lúdica e diferente da nossa cidade.


Assista aqui:


Roberto Coelho Barreiro Filho é Doutor em História pela PUCSP e professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo.


#ConversasMAS | Catolicismo Negro em São Paulo


Convidamos o professor Fabricio Forganes para falar sobre o Catolicismo Negro em São Paulo. Esse tema é interessante, pois envolve diversas questões desde a migração forçada, a escravidão, a reunião de grupos identitários em irmandades religiosas, a ocupação do espaço urbano e muitos outros aspectos.

Nas palavras de Fabricio “no século XXI, os lugares do Catolicismo Negro ainda resistem no plano urbano de São Paulo, salvaguardando toda uma tradição religiosa herdada e praticada por estes povos desde os tempos coloniais”.


Das grandes contribuições do povo negro à formação da Cultura Brasileira, um capítulo pouco estudado trata do Catolicismo. Convivendo com esta prática religiosa ainda em terras africanas, o povo negro se apropriaria das Irmandades Leigas na diáspora, utilizando este espaço de forma estratégica para a criação de redes de solidariedade e o resgate de tradições ancestrais. Nestes espaços, presentes na maior parte das cidades fundadas antes da República, seriam criadas manifestações indiscutivelmente negras como os Congados, os Maracatus e o próprio Candomblé, além de um catolicismo alegre e profundamente inculturado.
A dinâmica do centro de São Paulo silenciaria a participação dos povos negros nos primeiros séculos, destruindo os territórios do Catolicismo Negro e expulsando este grupo para as bordas da cidade em resposta ao desenvolvimento urbano. Contudo, estes devotos encontrariam outros espaços no plano paulistano, guardando sua fé e externando ela nas especiais formas de rezar. Dividido em quatro momentos, o “Encontro Virtual” realizado pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo a partir do professor Fabricio Forganes propõe, de forma simplificada, um percurso da África ao Brasil, na expectativa da identificação e da valorização dos Lugares do Catolicismo Negro que resistem na São Paulo do século XXI.


Assista aqui:


Fabricio Forganes Santos é arquiteto e urbanista, pesquisador das Irmandades Negras no urbanismo brasileiro. Possui experiência como curador no Museu de Arte Sacra de Santos – MASS, e como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC/UNESP, organizando cursos e ministrando palestras também no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP. Temas de atuação: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo; Formação Urbana; História das Cidades; Irmandades Negras; Catolicismo Negro.


Compartilhar