OBJETIVO:
Este curso foi pensado para introduzir os profissionais interessados, nos conhecimentos decorativos e científicos das técnicas artísticas aplicadas, no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial, com olhar para os elementos mistos e coexistentes nas decorações religiosas, pinturas murais construídas em diversas linguagens, que permeiam os templos religiosos, teoria e prática sobre andaime plano madeirado fixo. A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de uma obra mural sendo executada, identificando a sua materialidade, em experiência imersiva nos processos metodológicos e criativos do artista ou companhias artísticas, reconhecendo de forma prática as formas elementares construtiva do projeto atual e diversas técnicas empregadas da erudição a contemporaneidade. Estudaremos e reconheceremos os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos.
Fomenta-se a capacitação dos alunos para o reconhecimento das técnicas, em sua ambiência real, na obra original e seu processo de fatura pelas abordagens cenográficas utilizadas e materiais empregados para a realização artística.
O aluno também fará reflexões através da fundamentação teórica, dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área da referida e sua multidisciplinaridade.
Essa proposta pedagógica, se transforma a medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas, propõem diálogos com as obras produzidas através de ícones em diversos tempos e do Pantocrator da Catedral de Monreale, através da releitura a ser executada na cúpula da Paróquia de Santo Antônio do Limão, com apoio do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros Templos religiosos do estado de São Paulo que se colocam parceiros. Capacita-se desta maneira, o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor, nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Religioso.


Objetivos específicos:
– Discutir as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
– Identificar os materiais utilizados nas artes bidimensionais muralistas na base criadora;
– Identificar os materiais utilizados nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica do espaço religioso, suas responsabilidades e sua representatividade;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura de murais, em suas características artísticas e poéticas;
– Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação específica;
– Introdução ao preparo de fórmulas básicas (tintas e massas) para o processo artístico e técnico científico in locco e nos estágios;
– Douração texturizada; falso mosaico;


Plano de curso
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas de Conservação e Restauração, em acervo religioso patrimonial, estudando a produção de obras desenvolvidas em suportes diversos como: Tela encolada; Cal; Gesso; Barro; Argamassa e Cimento. Estudo de materiais e técnicas aplicadas por ateliês e artistas não só tradicionais (disponibilizados em grupo de estudo EAD na forma de filmes e matérias específicas); estudo do processo criativo artístico religiosos em seu processo de expressão cenográfica pontuado também na linha do tempo. Identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração em procedimentos sobre os suportes mencionados e exercícios com o preparo de fórmulas básicas na prática e nos estágios.


Conteúdo Programático
– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos teóricos e éticos aplicados às ações de conservação e restaurativas de acervos religiosos.
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais artísticos contemporâneos em sítio prático (abóbada da Paróquia Santo Antônio do Limão), no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas.
– Bases de preparação (cargas e aglutinantes)
– Têmperas (cargas e aglutinantes)
– Vernizes (resinas e solventes)
– Ferramentas artísticas (pincéis e cerdas; gral e pistilo; bastão de carvão, ampliadores, etc.)
– Suportes
– A conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade e retratabilidade.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas – bases de preparação – vernizes – colorimetria).
– Realização e manipulação de material artístico específico – metodologia.


Metodologia
1. Aulas teóricas e práticas com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação”, para compreensão do material artístico.
2. Aulas in locco – pensadas para serem em sua maioria práticas com adições teóricas.
3. Manipulação de materiais artísticos.
4. Trabalho executado em grupo colaborativo com coordenação geral da professora.
5. Textos, livros, blogs, filmes, como auxiliares em ambiente de grupo EAD.
6. Introdução aos conhecimentos da douração falsa e da verdadeira e prática da falsa.
7. Vivência inter e transdisciplinar na linha do tempo das áreas estudadas, sua necessidade em ser conservada ou restaurada, sob o ponto de vista da historicidade, ciência, reconhecimento patrimonial de materiais e produção artística empregada nos bens móveis e imóveis.
8. Estudos da fundamentação teórica para a Conservação e Restauração.


Material Necessário por aluno (individual e de responsabilidade de aquisição do aluno):
– Pincéis Tigre série 141 (nº 4, 10 e 20)
– Luva nitrílica
– Máscara de pó
– Avental
– EPI – OBRIGATÓRIO!
– Capacete
– Cinto de segurança básico


Método Avaliativo

Procedimentos conceituais:
– Produção textual e aprendizagem da redação científica (normas ABNT).
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Socialização da produção do conhecimento.
EPA* – Equipamento pessoal artístico
EPI **- Equipamento de proteção individual

Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal e respeito religioso.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento em grupo EAD fechado pelo Facebook.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.


Docente
Professora Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Strictu Senso em TIC’s na educação, Pós Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia e Artes Plásticas, especialista técnica em Conservação e Restauração de Arte Sacra. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513

Bibliografia adotada:
MAYER, Ralf – Manual do Artista – Martins Fontes ed.
SMITH, Ray – Manual Prático do Artista – São Paulo; ed. Dorling Kinderly/ Ambientes e Costumes Editora, 2008.
VASARI, Giordio – Vida dos Artistas – Ed. Martins Fontes
LORÊDO, Wanda M. – Iconografia Religiosa – Dicionário Prático de Identificação; Pluri Edições.
CARR-GOMM, Sarah – Dicionário de Símbolos na Arte: Guia Ilustrado da Pintura e da Escultura Ocidentais; Tradução Marta de Senna. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
GOMBRICH< E. H. – A História da Arte; Tradução Cristiana de Assis Serra – Rio de Janeiro: LTC, 2013.
JONES, Owen – A Gramática do Ornamento; Tradução Aline Azuma Rosenberg – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010.
SUDAWAY, Yan – Mistura de Cores; Tradução Sabrina Gabricht de Oliveira. Ambientes & Costumes Editora Ltda, SP – 2012.
PEDROSA, Israel – Da Cor à Cor Inexistente – Léo Christiano e Editorial Ltda.
CENNINI, Cennino – El Libro Del Arte – Ediciones AKAL, Madri
BRANDI, Cesare – Teoria do Restauro. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
BOITO, Camillo – Os Restauradores. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
DOERNER, Max. Los Materiales de Pintura Y Su Empleo En El Arte. Editorial Reverté, S. A. (Barcelona – Bogotá – Buenos Aires – Caracas – México); 5ª edición.
INSTITUTO DOS MUSEUS E DA CONSERVAÇÃO Org COSTA, P. Pintura, Artes Plásticas e Artes Decorativas Normas de Inventário. Portugal. DPI Cromotipo, 1ª. Edição, 2007.
MENDES, Marylka, SILVEIRA, Luciana, BEVILAQUA, Fátima e BAPTISTA, Antonio (orgs). Conservação: Conceitos e Prática. Rio de Janeiro. Editora UFRJ. 2ª edição, 2011.
LEMBO, Antônio e SARDELLA, Antônio. Química. São Paulo. Ática, 1981.
THOMPSON, Daniel co BERENSON, Bernard. The Materials and Techniques of Medieval Painting. N.Y. Dover Publications, 1956.
THOMPSON, Daniel. The Practice of Tempera Painting, Materials and Methods. New York. Dover Publications, INC. 1936.


Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.
Vagas: 10 (vagas reduzidas pela dimensão espacial, local de culto operante e segurança de andaime)
Valor: R$ 400,00 mensal – caso a opção seja mensal o aluno deverá fazer o depósito ou transferência da 1ª parcela as outras o aluno deve deixar os cheques pré datados.
A vista: R$ 1.200,00 depósito ou transferência bancária
Inscrições e informações: mfatima@museuartesacra.org.br – (11) 5627.5393
Horário: das 13 às 17h
Total de horas: 48 horas / módulo inicial
Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação e de estágio.
Datas:
21 de agosto (quarta-feira) – aula teórica – Museu de Arte Sacra de São Paulo
Agosto: 29 ( quinta-feira )
Setembro: 05,12,19,26 (quinta-feira)
Outubro: 03,10,17,31 (quinta-feira)
Novembro: 07 e 14 (quinta-feira)
Condicionante: Estágio agregado até 10 de novembro a combinar.
LOCAL: Paróquia Santo Antônio do Limão
Endereço: Rua Professor Celestino Bourroul, 715 – Bairro do Limão – São Paulo – SP
Não tem estacionamento na Igreja, opção ao lado da Igreja – R$ 6,00 a primeira hora (consulte)


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:
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→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
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→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
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→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

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