MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Magnífica, inigualável, etérea, Veneza é produto das invasões bárbaras. Antes de se tornar a cidade dos canais, ela não passava de um pântano que serviu de refúgio a populações ribeirinhas em fuga. Graças ao comércio e à navegação, os antigos casebres sobre palafitas deram lugar a imponentes palácios e torres de mármore. Seu poderio militar e financeiro e sua conexão com o Império Bizantino marcaram um destino singular na história do Renascimento. Veneza infundiu na arte italiana o requinte oriental atestado pelo preciosismo da ornamentação e pela sensibilidade aos efeitos cromáticos e luminosos.

27 de maio de 2021
Aula 1. “A flor do pântano”
Laguna, o ecossistema veneziano. A Itália setentrional convulsionada pela desagregação romana. Os hunos de Átila, o flagelo de Deus. Aquila e Ravena. Justiniano e o conflito com os Lombardos.

10 de junho de 2021
Aula 2. “O empório flutuante”
Sal, especiarias e relíquias, a potência comercial emergente. Malamocco define o primeiro núcleo da cidade. Catedral de Torcello. Mercado de Rialto. Um porto entre o Sacro Império e Bizâncio.

17 de junho de 2021
Aula 3. “A Sereníssima e as Cruzadas”
1204, apogeu, glória e excessos. Enrico Dandolo, de doge a conquistador Constantinopla. Basilica di San Marco e Palazzo Ducale.

24 de junho de 2021
Aula 4. “O Leão no Outono ”
1453, os otomanos são agora os novos senhores do Oriente. Genoveses e portugueses, antigas e novas rivalidades fragilizam a hegemonia comercial veneziana.

 PROFESSOR:
Plinio Freire Gomes, é autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência “LATITUDES Viagens de Conhecimento”, com projetos em curso na Itália, bem como Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Líbano e Irã.

Datas: 27 de maio, 10, 17 e 24 de junho de 2021 (quintas-feiras)
Aulas: das 15h00 às 17h00
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 180,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar