MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL
O curso pretende explorar as relações entre o Povo Preto e a Igreja Católica no contexto brasileiro, objetivando entender as razões pelas quais o catolicismo desempenhou um papel na origem e perpetuação de costumes afro-brasileiros, alguns deles ainda repetidos na religiosidade dos negros na contemporaneidade. Não há dúvidas quanto ao uso da religião católica na colonização, e da conivência dos religiosos no processo que retirou milhares de africanos de suas terras para serem cruelmente escravizados no Brasil, contudo o fato do ambiente católico ter sido utilizado pelos pretos de maneira estratégica no plano urbano das cidades, favoreceu algumas aproximações com a religião estrangeira apresentada pelos brancos, gerando diferentes resultados. Desta feita, o catolicismo sairia das igrejas e chegaria até outros territórios utilizados pelos negros para diferentes práticas sagradas ou profanas, resultando em justaposições, choques e conflitos. Além de apresentar as mais recentes pesquisas sobre o assunto, o curso propõe a valorização de práticas católicas que ultrapassam os paradigmas ortodoxos, a análise sobre a atuação da Igreja Católica frente aos problemas que a população negra passa no Brasil e a reflexão acerca da importância de ambientes onde diferentes religiosidades convivem em plena harmonia, aspectos significativos no cotidiano e na identidade do povo brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Provocar reflexões sobre a relação dos povos africanos com o catolicismo;
– Analisar a atuação da Igreja Católica para com a população negra no Brasil colonial e imperial;
– Analisar a relação entre a Igreja Católica do Brasil e a população negra nas últimas décadas do século XX;
– Analisar, criticar e contextualizar a relação entre a Igreja Católica do Brasil e a população negra no século XXI;
– Mostrar as origens e ritos de festejos populares brasileiros que foram criados pelos negros mediante a apropriação do catolicismo;
-Analisar os aspectos particulares das celebrações católicas inculturadas em estilo afro-brasileiro;
– Analisar, criticar e contextualizar os diálogos inter-religiosos que envolvem a Igreja Católica e as religiosidades de matriz africana.

CRONOGRAMA DE AULAS

17 de agosto de 2021
Aula 1 – Igreja Católica à serviço da Colonização
O primeiro encontro tratará do catolicismo como instrumento de colonização na perspectiva dos intelectuais pretos e brancos, analisando as diferentes formas de recepção do cristianismo neste vasto continente.

24 de agosto de 2021
Aula 2 – Catolicismo Afro-diaspórico
A segunda aula abordará o tema do catolicismo como religião oficial das terras conquistadas, e as estratégias dos negros na apropriação deste ambiente religioso para sobrevivência e salvaguarda da cultura africana.

31 de agosto de 2021
Aula 3 – Catolicismo Negro no século XIX
A Igreja Católica e o negro no contexto oitocentista serão os temas do terceiro encontro, que traz um panorama da sociedade brasileira do império à pós-abolição.

14 de setembro de 2021
Aula 4 – Catolicismo Negro no século XX
O quarto encontro está dedicado ao estudo dos negros católicos no Brasil republicano, onde associações foram dissolvidas e igrejas foram destruídas.

21 de setembro de 2021
Aula 5 – Catolicismo Negro: do Sagrado ao Profano
As devoções afro-católicas serão estudadas no quinto encontro, em seus aspectos dogmáticos e nos seus detalhes mais laicos, festejos populares que colocam os pretos no papel de únicos protagonistas.

28 de setembro de 2021
Aula 6 – Pastoral Afro-brasileira e as Celebrações em Rito Inculturado
O sexto encontro abordará os antecedentes históricos da criação da Pastoral Afro-brasileira e a estrutura das missas católicas inculturadas, que são celebrações em rito romano elaboradas para acolher e refletir os valores civilizatórios africanos.

05 de outubro de 2021
Aula 7 – O Catolicismo em diálogos com as Religiões de Matriz Africana do Brasil.
As religiosidades afro-brasileiras fundadas a partir da fusão com o catolicismo serão apresentadas no encontro de número sete, tanto em seus aspectos concordantes, quanto discordantes.

19 de outubro de 2021
Aula 8 – Igreja Católica e o Povo Preto no século XXI
O último encontro traz a questão racial no ambiente da Igreja Católica em temas relevantes que estão sendo discutidos atualmente. Falaremos sobre o papel da Igreja na luta contra a intolerância religiosa, no apoio às redes de solidariedade, nas campanhas para a redução da desigualdade social, e na preservação dos territórios do catolicismo negro nas cidades brasileiras.

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo do curso destina-se ao público em geral que tem interesse em saber mais sobre as práticas religiosas afro-brasileiras. Contudo a abordagem histórica também chama a atenção de historiadores, religiosos, pesquisadores, estudiosos de arte e cultura popular, professores que pretendem desenvolver o tema em sala de aula, estudantes universitários ou profissionais que atuam em projetos de preservação dos patrimônios da população negra.

PROFESSOR
Fabricio Forganes Santos é arquiteto e urbanista, pesquisador das Irmandades Negras e das Igrejas dos Homens Pretos no urbanismo brasileiro. Possui experiência como curador no Museu de Arte Sacra de Santos – MASS, e como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC/UNESP. Ministrou cursos e palestras no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, costumeiramente organizados a partir do tema principal de sua pesquisa. Membro da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, na zona Leste de São Paulo, participa também de outros grupos que lutam pela preservação dos Festejos do Catolicismo Negro em todo o Brasil. Possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro. Temas de atuação: Catolicismo Negro; Irmandades Católicas Negras; Território Negros; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Formação Urbana; História de São Paulo.

Datas: 17, 24, 31 de agosto, 14, 21, 28 de setembro, 05 e 19 de outubro de 2021 (terças-feiras)
08 dias de aulas
Horário: Das 16h às 18h
Carga horária: 16 horas
Valor: R$ 320,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Foto: Festa de São Benedito de Aparecida do Norte – SP. Érica Catarina Pontes, 20219

Compartilhar