MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


OBJETIVO GERAL
O curso abordará, à luz da historiografia, eventos capitais do século XX. Nele ocorreram algumas das maiores conquistas da humanidade e alguns dos seus piores excessos. Nessa parte do curso, o enfoque será a segunda metade do século. Analisará, ainda, as relações econômicas, sociais, políticas e culturais entre as diversas nações e a própria humanidade, em um momento de profundas e aceleradas transformações técnicas, tecnológicas, bélicas e midiáticas. O objetivo é, por meio dessa análise, discutir os desafios, as oportunidades e os redimensionamentos das relações humanas e apresentar subsídios para uma melhor compreensão desse acelerado século.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Analisar a segunda metade do século XX, sob perspectiva historiográfica
– Compreender seu desenvolvimento e suas transformações nos campos político, econômico, social, cultural, bélico e das relações humanas
– Oferecer subsídios para uma discussão aprofundada de um século com aceleradas transformações


CONTEÚDO
Módulo 1 – Guerra Fria
Módulo 2 – Estado de Israel e conflitos árabe-israelenses
Módulo 3 – Revoluções socialistas: China e Cuba
Módulo 4 – Colapso do mundo socialista e Nova Ordem Mundial


DOCENTE
Fábio Lage – Historiador formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado e bacharel em História e Pedagogia. Foi docente e coordenador de História no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Professor da rede privada de ensino (Colégio Santo Américo), palestrante e pesquisador independente. Autor e colaborador de materiais didáticos (Editora Abril). Tem experiência em História, com estudos e especializações em História Moderna/ Contemporânea, História do Brasil Império/ República e História das Religiões.


Datas: 13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro de 2020 (terças-feiras)
Horário: das 18h às 20h30 – curso até às 20h e meia hora de plantão do professor para dúvidas das 20h às 20h30.
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 200,00 à vista ou R$ 250,00 (02 vezes) – transferência ou depósito bancário
Vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – 9 8174-3483 (WhatsApp)
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras na plataforma do Museu – https://maseducacao.com.br/

Compartilhar