MÉTODO
Curso presencial

Objetivo geral
Analisar as relações entre as Artes e o Cristianismo, particularmente, a partir da perspectiva da construção dos significados, isto é, entender o que a Arte pode significar para o Cristianismo e como interpretar e compreender as Artes Sacras.

– Conceituar e Distinguir Arte Religiosa e Arte Sacra.
– Compreender e Polemizar a importância das Artes no contexto do pensamento cristão.
– Desenvolver estratégias de interpretação e compreensão da obra de arte sacra ou religiosa.

Ementa
Este curso, em quatro encontros, propõe-se analisar as relações entre as Artes e o Cristianismo, refletindo sobre elas à luz dos conhecimentos da Ciência e da Filosofia sem, contudo, se pretender um estudo acadêmico.

Programa
O programa será cumprido de forma linear, no que respeita à progressão dos temas favorecendo sempre as produções que melhor interessem para a compreensão da produção da cultura local.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para todos os interessados. Embora pautado pelo rigor dos estudos científicos e filosóficos, o curso se pretende acessível ao grande público, sem que haja necessidade de uma formação especializada.

SOBRE O DOCENTE

O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Dia 12 de setembro de 2022
Aula 1: RELAÇÕES DE TENSÃO E SOLIDARIEDADE ENTRE ARTE E RELIGIÃO
Conceitos de Arte; Coincidências e Divergências entre a Arte e a Religião; As tensões e os jogos de poder entre o Cristianismo e a Arte; Conceito de Transcendência; A busca comum pela Transcendência: desafios e solidariedades; Arte Religiosa e Arte Sacra.

Dia 19 de setembro de 2022
Aula 2: ARTE, CRISTIANISMO E TRANSCENDÊNCIA
A arte na base da formação do pensamento cristão; Artes, conceitos e expressividade; como interpretar e compreender uma obra de arte.

Dia 26 de setembro de 2022
Aula 3: ARTES E CRISTIANISMO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Breve histórico da Arte Sacra; Possibilidades para as Artes Sacra e Religiosa. A busca pela Transcendência em um mundo tecnológico.

Dia 03 de outubro de 2022
Aula 4:  DIANTE DA OBRA DE ARTE: UM DIÁLOGO SEMPRE INDIVIDUAL E SEMPRE COLETIVO
Aula Prática, “in loco” no Museu de Arte Sacra de São Paulo, aplicando os conhecimentos e habilidades desenvolvidos durante o curso.

Datas: 12, 19, 26 de setembro e 03 de outubro de 2022 (segundas-feiras)
04 dias de aula
Aulas: das 14h30 às 16h45
Valor: R$ 260,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes

Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.