O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL:
Apresentar um estudo sobre o papel da Cultura e da Arte pré-colombiana na História da América, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a América pré-colombiana como um espaço de encontro de diversas culturas. Entender como os temas religiosos, principalmente, ofereciam possibilidades combinatórias diversas, pois eram ricos em sentidos e significações. O simbolismo das cenas era uma forma de mostrar o sentido elevado da arte no estudo da realidade, da natureza e do mundo espiritual: templos, observatórios e grandes linhas traçadas no solo (Nazca). O curso, na sua última aula, pretende entender como a América se comportou com a chegada dos europeus e como artistas e artesãos se apropriaram das convenções europeias, indígenas e africanas na produção cultural do continente. Esses elementos foram submetidos aos cálculos astronômicos e combinados às interpretações religiosas cristãs. Com o auxílio da História, da Arte e da Antropologia Cultural, o curso contribui para a discussão sobre a origem e o desenvolvimento da América ao longo de diferentes etapas históricas, sua contribuição para a religiosidade e a mentalidade dos povos que aqui se encontram e como essa herança torna-se uma importante marca até os dias de hoje. O conhecimento místico, o universo dos rituais, o papel dos sacerdotes e o conhecimento das ervas seriam fundamentais nesse processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Apresentar o conhecimento religioso, místico e esotérico como material reflexivo para o entendimento da arte pré-colombiana;
• Analisar, criticar e contextualizar a arte pré-colombiana por meio das regras de composição do discurso que incluíam o pensamento religioso e simbólico
• Apresentar a relação entre arte, a cultura, a religião e a política como material reflexivo;
• Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
• Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
• Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte esteja presente.

CONTEÚDO:
AULA 1 – Pré-História e o povoamento do homem na América
O povoamento do homem na América. Povos americanos e pensamento simbólico. Estruturas antropológicas do imaginário pré-histórico americano. Cultura material e arte rupestre. A natureza como o macrocosmo.

AULA 2 – Os povos anteriores às grandes Civilizações: Mesoamérica e povos andinos.
Ênfase nos saberes, nos poderes e nas culturas que deram forma à América anterior aos Maias, Astecas e Incas. As dinâmicas históricas de expansão e integração do mundo antigo americano. Universo mental, conhecimentos místicos, arquitetura e arte de povos que deram origem às grandes civilizações americanas. As cidades misteriosas.

AULA 3 – Os Maias e os Astecas
Civilizações mesoamericanas pré-hispânicas. Organização religiosa e político-administrativa, bases econômicas e a produção da arte desses povos anteriores à conquista espanhola. Pirâmides, templos e observatórios. A serpente emplumada.

AULA 4 – Os povos da América do Sul e os Incas
Civilizações andinas pré-hispânicas. Organização político-administrativa, bases econômicas e a produção da arte desses povos anteriores à conquista espanhola. A engenharia e as grandes linhas traçadas no solo (Nazca). O deus do Sol.

AULA 5 – A descoberta da América e a apropriação do conhecimento cosmológico nativo
A Península Ibérica e o tema da expansão no mundo americano. A ideia de transferência artístico-cultural e a assimilação do conhecimento cosmológico nativo. A constituição do novo ocidente por meio do sincretismo e do hibridismo com o conhecimento dos povos americanos. A evangelização e a visão do outro. A apropriação do conhecimento místico, dos rituais, do papel dos sacerdotes e do conhecimento das ervas. A preocupação com os feiticeiros e as feiticeiras.

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSOR:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; História da América; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Datas: 28 de outubro, 04, 11, 18 e 25 de novembro de 2020 (quartas-feiras)
05 dias de aulas
Horário: das 19h30 às 22h00: curso até 21h30, e meia hora de plantão do professor para dúvidas das 21h30 às 22h00.
O certificado será enviado pela plataforma do Museu. Faça seu cadastro. https://maseducacao.com.br/
Valor: R$ 250,00 à vista ou R$ 300,00 (02 vezes)
Informações: (11) 9 8174-3483