MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar os principais elementos que constituem a música criada e executada no período barroco, ou seja, aproximadamente entre 1600 e 1750. Será disponibilizada bibliografia específica sobre o assunto, sobre a qual discutiremos os principais aspectos musicais e históricos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com auxílio audiovisual.

DOCENTE
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). É professor e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), foi regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo), regente do Cultura Inglesa Pop Choir e regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge.

PÚBLICO
O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO

13 de março de 2023
AULA 1: Origens na Península itálica; a Camerata Fiorentina e Claudio Monteverdi.

20 de março de 2023
AULA 2: A vasta música instrumental barroca, a ópera italiana e a música na França; Lully sob Luis XIV.

27 de março de 2023
AULA 3: A música luterana na Alemanha e Johann Sebastian Bach.

Datas: de 13 de março a 27 de março de 2023 (segundas-feiras)
3 dias de aula
Aulas: das 17h00 às 19h00
Valor: R$ 150,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.