Fascínio, repulsa, temor, respeito, curiosidade, desdém….diante de um conceito como a morte, podemos manifestar estas e muitas outras reações. Esta complexa e muitas vezes contraditória relação que o homem tem com a morte estimulou um rico universo imagético ao longo dos tempos. O presente curso pretende apresentar e refletir sobre estas imagens, distribuídas nos mais variados suportes. Teriam as imagens o poder de dominar a morte, ao menos temporariamente? O curso concentra-se nas produções do Ocidente.

17 de abril de 2020
AULA 1 – Morrer, desde o início: a antiguidade de uma visão

24 de abril de 2020
AULA 2 – Mortes em linhas, cor e forma

08 de maio de 2020
AULA 3 – Morte e arquitetura

15 de maio de 2020
AULA 4 – Morte e escultura

22 de maio de 2020
AULA 5 – Morte e cultura de massa

29 de maio de 2020
AULA 6 – Fotografia e a morte

05 de junho de 2020
AULA 7 – O cinema e a morte

19 de junho de 2020
AULA 8 – Escondida na luz: mortes contemporâneas

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce, é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: de 17 de abril a 19 de junho de 2020 (sextas-feiras)
Horário: das 19h às 21h30
Valor: R$500,00 à vista em dinheiro ou depósito bancário ou R$ 550,00 em duas vezes ou no cartão.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação)
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:
– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.