MAS-SP promove webinário dia 19/05 para a Semana Nacional de Museus sobre a salvaguarda do acervo religioso brasileiro a partir de ações focadas na conservação

Em 2022, a vigésima Semana Nacional de Museus traz como tema “O Poder dos Museus”. Essa temática reflete diretamente, no MAS, nas ações de preservação executadas pela equipe técnica, uma vez que preservamos em nosso Museu a memória do patrimônio religioso brasileiro, em especial o paulista.

Criado em 1970 a partir do convênio firmado entre a Cúria Metropolitana de São Paulo e o Governo do Estado, o MAS está instalado no prédio do Mosteiro da Luz e abriga, além do acervo do extinto Museu da Cúria, objetos do século 16 ao 20, criando um espaço adequado para o museu que nos permitem discutir aspectos históricos, artísticos e teológicos.

A preservação deste rico acervo é uma ação constante e que demanda saberes diversos. Assim, o presente webinário busca trazer especialistas em conservação de acervo sacro de bens móveis e imóveis para ampliar a discussão a respeito de suas práticas preservacionistas.

O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do MAS-SP no YouTube:

Inscrições pelo link: https://forms.gle/wWDbCG1Hq6QmTsRN9

Programação: 19/05 – 9h-12h
9h: abertura
José Carlos Marçal de Barros – Diretor Executivo do MAS
Beatriz Augusta Cruz – Museóloga do MAS
9h30: Rosângela Aparecida da Conceição – “O Poder dos Museus: a documentação e o seu papel na preservação de Vestes e Têxteis Litúrgicos”
10h10: Toninho Sarasá – “A busca do poder dos Museus como instrumento de transformação sociocultural: Uma reflexão a partir do conceito de Zeladoria”
10h50: Daisy Esdrá – “Bastidores da Conservação dos Acervos Museológicos e seus desafios”
11h30: Debate

Rosângela Aparecida da Conceição
Atua na área de documentação do Patrimônio Cultural Têxtil Eclesiástico, desde 2010, participando de eventos científicos nacionais e internacionais, tem publicado capítulos de livros e artigos científicos. Em 2019, organizou o catálogo “Destaques do Acervo – Paramentos litúrgicos e Mantos de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém”, como parte do apoio do PROAC. Desde 2018, tem colaborado com o Museu Obra Salesiana no Brasil, onde realiza os cursos “Introdução ao Patrimônio Cultural Têxtil Eclesiástico” e o “Iconografia Cristã”.

Toninho Sarasá
Antonio Luis Ramos Sarasá Martin Conservador-restaurador, diretor do Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, empresa especializada em conservação e restauração do patrimônio Histórico Cultural, na qual atua nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauro, zeladoria e pesquisa. Promove exposições culturais e iniciativas à gestão da cultura. Cultua a tradição familiar das artes e ofícios vinda da Catalunha. Membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (APCR). Participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador.

Daisy Estrá
Conservadora Restauradora, pós-graduada em Artes Plásticas e Peritagem Preservação e Análise de Obras de Arte. Dede 1994 atua em projetos culturais de capacitação de profissionais da área patrimonial, gestão de acervos, implantação de reservas técnicas e consultoria na área de conservação e restauração de bens móveis e imóveis em instituições museológicas nas esferas municipal, estadual e federal e coleções privadas e corporativas.

Compartilhar