MÉTODO
O curso será realizado in loco, mediante caminhada de um dia pelo bairro da República, região central da cidade de São Paulo.

OBJETIVO GERAL
Viver em São Paulo apura todos os nossos sentidos. Entretanto, por mais que tenhamos de estar sempre atentos ao andar pelas ruas paulistanas, o cotidiano agitado da metrópole impede que possamos usufruir de cada ambiente urbano em sua plenitude, dificultando, consequentemente, que nosso amor pela capital seja incondicional.

O curso in loco “Viver em SP” é uma experiência urbana, uma oportunidade para conhecermos os diferentes bairros de São Paulo por meio do roteiro de um dia caminhando numa região específica da capital. Nesta vivência, teremos contato com a história das diferentes regiões paulistanas, sendo nossa visão aguçada pelas belas paisagens e nosso paladar despertado pela boa gastronomia: será impossível não se apaixonar ainda mais por SP!

No Módulo 1 circularemos pelas ruas do chamado “Centro Novo” de São Paulo, o ambiente urbano onde se insere a atual Praça da República. Neste trajeto passaremos por edifícios idealizados por mestres da arquitetura entre os anos de 1930 e 1960, projetos inovadores construídos especialmente para os hábitos cosmopolitas da sociedade paulistana daquela época, sessentões que estampam os mais famosos cartões-postais de Sampa. O Centro Novo será o pano de fundo de um dia superespecial, que começa numa manhã ao nível da rua e termina ao pôr do sol no 46° andar de um prédio que é a cara de São Paulo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Realizar uma experiência de conhecimento num bairro paulistano;
– Estudar a história da ocupação de outros bairros paulistanos para além do núcleo de fundação da cidade de São Paulo;
– Visitar prédios que são marcos arquitetônicos de São Paulo;
– Conhecer um pouco mais sobre a história da expansão urbana da capital.

ROTEIRO:
O trajeto delineado pelas ruas e praças da região tem como ponto de interesse os seguintes edifícios: Biblioteca Mário de Andrade; Galeria Nova Barão; Galeria Metrópole; Edifício Louvre; Edifício Copan; Edifício Esther; Antigo Hotel Excelsior; Galeria Califórnia; Escola Caetano de Campos; Praça da República; Edifício Eiffel; Edifícios Renata Sampaio, Jaçatuba e ABC; Hotel Jaraguá e Edifício Itália. O almoço será no Restaurante Almanara –  rodízio de pratos árabes, incluindo o café – bebidas e sobremesas à parte (incluso no valor do curso).

Encerramento do curso – Terraço Itália, no pôr do sol, uma taça de espumante, ou uma água, ou um suco de abacaxi (incluso no valor do curso)

A QUEM SE DESTINA:
O curso foi organizado para o público em geral que tem interesse em conhecer mais sobre a história dos bairros da cidade de São Paulo. Entretanto a abordagem também chama a atenção de historiadores e pesquisadores em geral, de estudiosos de arte, arquitetura e educação, de professores que pretendem desenvolver o tema em sala de aula, de estudantes universitários, além dos outros profissionais que se dedicam a preservação do patrimônio nas cidades brasileiras.

PROFESSOR
Fabrício Forganes Santos é Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Professor em disciplinas de graduação em Arquitetura e Urbanismo, ministra cursos e palestras no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP e em outras instituições museológicas brasileiras, todos eles organizados a partir dos temas principais de sua pesquisa. Estuda a presença negra no urbanismo brasileiro, e colabora com grupos que lutam pela preservação do Patrimônio Material e Imaterial Afro-brasileiro. Membro da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França – SP, possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro. Temas de atuação: História da Cidade; Formação Urbana; Territórios Negros; História de São Paulo; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Igrejas Barrocas; Catolicismo Negro; Patrimônio Afro-brasileiro.

Redes sociais: @fabricioforg

Data: 25 de março de 2023
Horário:  09h00 às 19h00
Ponto de encontro: 09h00 na Estação Anhangabaú do metrô.
Ponto de chegada: 19h00 na Estação República do metrô.
Valor: R$ 400,00 à vista ou R$ 430,00 duas vezes.
INCLUSO NO VALOR DO CURSO: almoço no Restaurante Almanara – rodízio de pratos árabes, incluindo o café – bebidas e sobremesas à parte.
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
CERTIFICADO

Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da aula.

*Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.