MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

OBJETIVO:
O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a vida cotidiana no Brasil Império, discutindo as formas que a moda, os costumes, o consumo e o decoro assumiram na sociedade do século XIX. O curso pretende discutir as transformações ocorridas no Brasil a partir dos códigos de corte lançados pelo Rio de Janeiro e que serão seguidos, ou não, pelas cidades e recantos do país. Serão abordados temas como o papel de homens e mulheres, modos de vestir, hábitos, costumes, formas de morar, sociabilidade e detalhes da vida priva e pública do período. O curso tem em mente as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e, por isso, propõe uma reflexão sobre a sociedade da época.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a vida cotidiana como material reflexivo;
– Análise, crítica e contextualização de hábitos e costumes do século XIX no Brasil;
– Analisar, criticar e contextualizar a cultura e o convívio por meio das regras sociais de comportamento de uma sociedade;
– Modelos, tratados, protocolos, vestuário, etiqueta e o uso dos diversos discursos e as melhores ações para determinadas situações, ocasiões de convívio e resoluções de conflitos no período imperial;
– A vida cotidiana como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
– Escolha de temas específicos para diversos trabalhos; estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.

CONTEÚDO:

01 de junho de 2022
1 – O poder privado e o poder público no Brasil do século XIX.
O poder da família. A família no campo e na cidade. O papel social de homens e mulheres. O poder da família como poder político. Dependências, relações de reciprocidade e religião como forma de agregação social. Espaços de atuação de homens e mulheres livres e escravizados. A literatura da época mostrando as relações íntimas, privadas e públicas.

08 de junho de 2022
2 – O consumo no Brasil do século XIX
O crescimento econômico da região sudeste do Brasil. As transformações tecnológicas. A importação das máquinas e das novidades inglesas em conjunto com o luxo francês. A Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro. O tropeirismo e a estrada de ferro como transportes de produtos e novidades. A vida na roça. As grandes fazendas do Império.

15 de junho de 2022
3 – A moda e os costumes
Os salões, os costumes, a moda e os gostos. O estilo Império. As recepções e os menus. As revistas femininas. Parques e Jardins. Festas populares e religiosas. Cabarets e tabernas. A noite e a intelectualidade. Festejos e cultura africana.

22 de junho de 2022
4 – Nascer e morrer no Brasil Império.
O nascimento. Parteiras, amas de leite e mucamas. Ser mãe e ser pai. Ser escravo ou liberto. O retrato e o autorretrato. Ser criança. Namoros, noivados e casamentos. A velhice. A doença. A morte. Jazigos. Medos, lutos e assombrações.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos da arte e da cultura, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

OBSERVAÇÃO:
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Datas:
04 dias de aulas: 01, 08, 15 e 22 de junho de 2022 (quartas-feiras)
Valor: R$ 220,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 11 3322-5393
certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.