MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

O curso investiga a linha tênue entre originalidade, cópia e falsificação ao longo da história da arte. Aborda práticas de aprendizado por meio da réplica em ateliês renascentistas, a circulação de cópias na Antiguidade e o valor atribuído à autenticidade em diferentes épocas. Serão analisados casos famosos de falsificações, seus impactos no mercado e na crítica, além de debates éticos e legais. O curso também discute como o conceito de autoria foi construído e transformado com o tempo. Estudos de casos emblemáticos de falsificações ao longo da História da Arte serão abordados, assim as tecnologias modernas de detecção. Através dos estudos das imagens, os alunos serão provocados a refletir sobre o que define uma “obra original”.

08 de maio de 2026
AULA 1
– Copiar não é falsificar: a cópia como estudo e preparação. Um debate sobre a originalidade na arte.

15 de maio de 2026
AULA 2
– A história da falsificação ao longo do tempo. Adulteração de obras. O caso das estátuas da antiguidade e o Renascimento.

22 de maio de 2026
AULA 3
– Casos emblemáticos de falsificação. As comissões de autenticidade.

29 de maio de 2026
AULA 4
– Fraudes modernas: o caso do nazismo e a falsificação de obras.

12 de junho de 2026
AULA 5
– O mercado da arte hoje: questões de atribuição, legitimidade e perícia

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Período: 08/15/22/29 de maio e 12 de junho de 2026 (sextas-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 400,00
Carga horária: 10h
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 04 de maio de 2026
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

BIBLIOGRAFIA
ANJOS, Marlon José Alves dos. Arte e a Falsificação das Obras de Arte. Revista Ciclos, Florianópolis, V. 2, N. 4, Ano 2, Fev/2015.

BORTULUCCE, V. Uma breve história da falsificação na arte. II Seminário de Mercado da Atte da Fundação Getúlio Vargas, 2024. Disponível aqui

PERINO, Gustavo. A obra de arte frente ao perito: a falsificação na história da arte – 1ª. Parte. Disponível aqui
Compartilhar