Apresentação:
Este ano completamos 10 anos do falecimento do maior artista sacro brasileiro contemporâneo: Cláudio Pastro (1948-2016). Ele foi um artista plástico que se dedicou exclusivamente à arte sacra por 40 anos da sua vida, e não só executou as pinturas de mais de 350 igrejas e capelas, como colaborou na concepção arquitetônica e ambientação litúrgica de espaços em muitos projetos espalhados pelo mundo. Sua produção como artista sacro se desenvolveu não apenas na pintura, mas também em outros suportes, tais como gravura, escultura, cerâmica, azulejaria, metal e joalheria. Ele é o autor de todo o programa iconográfico do interior do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e realizou obras em muitas igrejas do Brasil. Toda sua obra é protegida pela lei de direitos autorais cedidos pelo artista ao Mosteiro Nossa Senhora da Paz que é o detentor da marca C. Pastro Ars Sacra, registrada no INPI.
Objetivo:
A palestra abordará a tradição e modernidade na arte e arquitetura sacra cristãs, com início nos primórdios da organização do espaço sagrado para compreensão do caráter simbólico dos formatos e iconografias que originaram o templo cristão, até a apresentação da proposta de organização do espaço litúrgico a partir do Concílio Vaticano II (1961-1965): o ad fontes e aggiornamento; que no Brasil, encontrará o pioneirismo da obra de Cláudio Pastro.
DOCENTE
Silvana Borges é doutoranda pela FAU Mackenzie e mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo; graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota) e restauro arquitetônico de pinturas murais. Destaca-se a sua atuação no processo de conservação e restauração no Museu Paulista (Ipiranga/SP) dos 18 marouflages que contornam a sanca no alto da escadaria principal do edifício monumento. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Integra o grupo de pesquisa de Estética & Arte Sacra (FSB-SP). Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA, APCR e CEIB. Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas com obras catalogadas e várias premiações, inclusive pela sua atuação literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e premiação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083
Pré-requisito: Atividade destinada ao público interessado em geral, e também a arquitetos, artistas plásticos, historiadores da arte e pesquisadores da arte e arquitetura sacra cristãs.
Data: 31 de outubro de 2026 (sábado)
Horário: 10h30
Não é necessário fazer inscrição. Sujeito a lotação
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)
Bibliografia de referência:
PASTRO, Cláudio. Basílica de Aparecida: a fé pela arte. Aparecida: Editora Santuário, 2023.
PASTRO, Cláudio. A arte no Cristianismo. São Paulo: Ed. Paulus, 2010.
PASTRO, Cláudio. Teologia do Espaço. São Paulo: Grafa Editora, 2006.
PASTRO, Cláudio. Arte Sacra. O Espaço Sagrado Hoje. São Paulo: Loyola, 1993.
PASTRO, Cláudio. C. Pastro: arte sacra. São Paulo: Paulinas, 2001.
PASTRO, Cláudio. Guia do Espaço Sagrado. São Paulo: Loyola, 1999.
PASTRO, Cláudio. O Deus da Beleza. São Paulo: Paulinas, 2012.
PASTRO, Cláudio. Imagens do Invisível na arte sacra de Claudio Pastro 2000 – 2012. São Paulo: Edições Loyola, 2013. VILLAFRANCA, Fernando C. Claudio Pastro, uma vida envolta pelo mistério (2000). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PO5JLSgpLb0













