MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

OBJETIVO GERAL:
Apresentar um estudo sobre o papel dos símbolos e das alegorias na arte barroca brasileira, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações simbólicas que qualificam a arte barroca no Brasil como meio de transmissão de cultura e apresentar como artistas e artesão se apropriaram de convenções simbólicas e iconográficas. As imagens simbólicas estão entre as mais difundidas no Brasil colonial, principalmente pelas ordens religiosas e pela religiosidade leiga. São representantes do discurso oficial da Igreja e do Estado monárquico português. A sua construção artística se baseava na hagiografia, nos livros e tratados sobre símbolos e na tradição oral. No Barroco brasileiro, sobrevivem imagens de tradição antiga e outras mais recentes que foram elaboradas pelo espírito da Contra-Reforma. O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre os símbolos e as alegorias da arte colonial brasileira dos séculos XVI, XVII e XVIII e destacar a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a produção iconográfica da época. O curso pretende, principalmente, apresentar os elementos básicos que constituem a narrativa dessas imagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar a arte, a cultura e a simbologia como material reflexivo;
Analisar, criticar e contextualizar a simbologia da religiosidade barroca no Brasil;
Mostrar a simbologia e as alegorias barrocas como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da simbologia e das alegorias barrocas estejam presentes.

CONTEÚDO:

07 de agosto de 2024
AULA 1 – Barroco no Brasil: mistura e a interpenetração de tradições religiosas e simbólicas distintas
O barroco colonial como discurso simbólico de várias tradições religiosas. Os símbolos do Cristianismo, do Judaísmo, dos deuses da antiguidade e dos espíritos ancestrais em altares, oratórios e retábulos.
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14 de agosto de 2024
AULA 2 – A terra, o céu e os astros
O significado alegórico do sol, da lua, dos planetas e das estrelas. Os ciclos e o clima: os ventos, as chuvas e as tempestades.

21 de agosto de 2024
AULA 3 – Pedras preciosas, gemas e substâncias valiosas
Metais e minerais que podem ser transformados em objetos de extraordinária beleza. A durabilidade e as cores brilhantes. O fascínio pelo ouro. Corrosão, permanência e qualidades mágicas. Joias.

28 de agosto de 2024
AULA 4 – Árvores, plantas e jardins
O paraíso e a morada da alma. Grutas e poços. A árvore como o eixo do mundo. Árvores sagradas. Morte, renascimento e fertilidade.

04 de setembro de 2024
AULA 5 – Alimentos naturais: plantas e frutos
Plantas e frutos. Os alimentos que dão vida. A linguagem das ervas. O alimento como parte do ciclo vital. A abundância e a escassez. Os alimentos do ritual, dos santos e de Deus.

11 de setembro de 2024
AULA 6 – A linguagem das flores
O lugar especial e de destaque na sociedade colonial. As flores no cotidiano. O uso no culto e seus poderes sagrados. As flores em joias, mobílias e tecidos. A linguagem da rosa.

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado na divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

PROFESSOR:
Marcos Horácio Gomes Dias
é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais e História pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Período: 07, 14, 21, 28 de agosto, 04 e 11 de setembro de 2024 (quartas-feiras)
Aulas: 16:00 às 18:00h
Carga horária: 12h
Valor: R$ 330,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 01 de agosto de 2024.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.
No final do curso o aluno receberá o certificado

Bibliografia
ÁVILLA, A.; MACHADO, R. e GONTIJO, J. M. M. Barroco Mineiro: Glossário de Arquitetura e Ornamentação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1996.
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BAZIN, G. Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de janeiro: Record, 1983.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2008.
BRUCE-MITFORD, M. O Livro Ilustrado dos Símbolos. São Paulo: Publifolha, 2001.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
CIRLOT, J. E. Dicionário de Símbolos. São Paulo: Centauro, 2005.
CUNHA, M. J. A. da. Iconografia Cristã. Ouro Preto: UFOP/IAC, 1993.
CUNNINGHAN, L. S. Uma breve história dos santos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
DE VARAZZE, J. Legenda áurea: vidas de santos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
DIAS. M. H. G. O Palácio de Deus e o Templo do Rei: santos e nobres na arte de Minas Gerais do século XVIII. Osasco: Ramalho Edições Acadêmicas, 2020.
HANSEN, J. A. Alegoria: construção e interpretação da metáfora. São Paulo: Atual, 1986.
LIMA JR. A. História de Nossa Senhora em Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica e PUC Minas, 2008.
LODI, E. Os santos do calendário romano. São Paulo: Paulus, 2001.
MALE, E. El arte religioso del siglo XII al siglo XVII. México: Fondo de Cultura Económica, 1952.
_____. L’Art religieux apres le concile de Trente. Paris, 1932. (4 vols.)
_____. L’art religieux de le fin du Moyen Age. Paris: Press France, 1932.
MARINO, J. Iconografia de Nossa Senhora e dos Santos. São Paulo: Banco Safra – Projeto Cultural, 1996.
PEREIRA, J. F. P. Dicionário de arte barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989.
PRAZ, M. P. Imágenes del Barroco: Estudios de Emblemática. Madrid: Ediciones Siruela, 1989.
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