Objetivo Geral:
Apresentar um estudo sobre a arte, a religião e a história da cidade de São Paulo, discutindo as formas que a arte barroca, neoclássica, eclética e moderna assumiram na sociedade paulistana desde os primeiros anos do seu povoamento. Aprofundar questões sobre a criação de instituições religiosas e a movimentação dos artistas para atender as demandas da Igreja e da sociedade aqui estabelecida e apresentar novos elementos no tocante à discussão sobre a arte e a história regional para o entendimento da composição do patrimônio artístico e cultural da cidade São Paulo, pensando a construção da memória local e sua relação com a história da arte brasileira. O objetivo final consiste em trabalhar esses conteúdos como formas possíveis de interpretação de uma identidade coletiva e o processo de sua formação e construção.  O curso pretende estimular seus participantes a perceberem sua realidade imediata como portadora de sentido social e cultural. Este curso pretende, principalmente, preencher uma lacuna no tocante a discussão sobre a arte, a composição do patrimônio artístico e cultural paulista e a construção da memória da cidade que é sempre pensada a partir de sua poderosa imagem de modernidade e contemporaneidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
– Análise, crítica e contextualização de obras de arte sacra/religiosa;
– A Arte sacra/religiosa como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
– Apresentar a História Regional como uma área privilegiada no campo da historiografia;
– Escolha de temas específicos para diversos trabalhos;
– Estimular a produção de projetos em que a utilização da arte, da cultura e da história regional estejam presentes.


CONTEÚDO:

20 de março de 2019
AULA 1 – A moradia paulista e as primeiras igrejas
– Os bandeirantes e a expansão territorial. O extrativismo, a busca por pedras preciosas e o apresamento de índios. O surgimento de capelas, igrejas e devoções.
– Pátio do Colégio (Centro)
Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro, São Paulo – SP

27 de março de 2019
AULA 2 – São Paulo no século XVIII
– Compreensão do passado colonial de São Paulo, suas primeiras igrejas e cidades. Igrejas e capelas como fundadoras de povoamentos e espaço de aglutinação social. O surgimento da demanda artística para altares, talhas e imagens devocionais para as Igrejas barrocas do século XVII e XVIII.
– Igreja de São Francisco de Assis
– Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco.
Largo São Francisco, 173 – Sé, São Paulo – SP

03 de abril de 2019
AULA 3 – São Paulo no século XVIII
– Compreensão do passado colonial de São Paulo, suas primeiras igrejas e cidades. Igrejas e capelas como fundadoras de povoamentos e espaço de aglutinação social. O surgimento da demanda artística para altares, talhas e imagens devocionais para as Igrejas barrocas do século XVII e XVIII.
– Igreja de Santo Antônio (Pça Patriarca)
Praça do Patriarca, 49 – Centro, São Paulo – SP
– Igreja de São Gonçalo (Praça João Mendes)
Praça João Mendes, 108. Centro – São Paulo – SP

10 de abril de 2019
AULA 4 – São Paulo no século XVIII
– Compreensão do passado colonial de São Paulo, suas primeiras igrejas e cidades. Igrejas e capelas como fundadoras de povoamentos e espaço de aglutinação social. O surgimento da demanda artística para altares, talhas e imagens devocionais para as Igrejas barrocas do século XVII e XVIII.
– Igreja da Ordem Terceira do Carmo (centro)
Avenida Rangel Pestana, nº. 230 – Centro, São Paulo
– Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte
Rua do Carmo, 202 – Centro, São Paulo

17 de abril de 2019
AULA 5 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque.
– Igreja e Matriz da Sé.
Praça da Sé – Sé, São Paulo – SP

24 de abril de 2019
AULA 6 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque.
– Mosteiro de São Bento
Largo de São Bento, 48 – Centro, São Paulo

08 de maio de 2019
AULA 7 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque.
– Igreja de Santa Cecília.
Largo Santa Cecília, S/N – Santa Cecilia, São Paulo

15 de maio de 2019
AULA 8 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque:
– Igreja Nossa Senhora da Consolação
Rua da Consolação, 585 – Consolação, São Paulo – SP

22 de maio de 2019
AULA 9 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque:
– Igreja de Santa Ifigênia
Rua Santa Ifigênia, 30 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP
– Igreja de Nossa Senhora dos Pretos do Largo do Paisandú,
Largo do Paissandu, s/nº – Centro, São Paulo – SP,

29 de maio de 2019
AULA 10 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque:
– Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados
Praça da Liberdade, 238, Liberdade.
– Capela Nossa Senhora dos Aflitos do séc. XVIII
Rua dos Aflitos, 70 – Traves. Rua dos Estudantes.

05 de junho de 2019
AULA 11 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque:
– Igreja de São Luís Gonzaga (Av. Paulista)
Av. Paulista, 2378 – Cerqueira César, São Paulo – SP

12 de junho de 2019
AULA 12 – A Arquitetura Modernista
As atividades dos modernistas da semana de 1922 e sua influência na arquitetura religiosa da cidade.
– Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Praça Olavo Bilac, 63 – Campos Elíseos


A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.


Professores:
Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP). Sua pesquisa tem aprofundado as relações entre Linguagem Artística e Transcendência.

Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.


Período: de 20 de março a 12 de junho de 2019 – 12 dias de aulas
Aulas: das 14h30 às 16h30
Carga horária: 24hs
Valor: 600,00 a vista ou R$ 690,00 (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Ponto de encontro nas igrejas – 14h15
Estacionamento gratuito no Museu: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação)

No final do curso o aluno receberá o certificado.

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