MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

OBJETIVO GERAL
O curso pretende abordar o Movimento Moderno no Brasil a partir do contexto paulista, deslocando-se do eixo consagrado e popularmente conhecido “Brasília-Oscar Niemeyer” para contar este capítulo por outra perspectiva: a partir da arquitetura paulistana, que deu corpo a obras de grande relevância no cenário mundial.  O aprofundamento do tema se dará pelo estudo de dois importantes arquitetos: uma arquiteta, Lina Bo Bardi e um arquiteto, Paulo Mendes da Rocha, e duas de suas obras, ambas consagradas no Movimento Moderno e muito diferentes entre si: respectivamente a Casa de Vidro e o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE). Os estudos de caso abordarão a trajetória de cada um dos arquitetos e sua importância na memória construída daquele que é um dos mais relevantes Movimentos da História da Arte Brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Conhecer o Movimento Moderno no Brasil com foco na arquitetura, deslocando-o do contexto Brasília-Oscar Niemeyer e focando em São Paulo;
– Introduzir dois grandes nomes da arquitetura paulistana, a saber:  Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha.
– Explorar os projetos de duas obras do modernismo que estão em São Paulo, uma institucional e outra residencial, de relevância nacional e internacional;

CRONOGRAMA DE AULAS

06 de setembro de 2022
Aula 1 – Movimento Moderno no Brasil

A primeira aula aborda as características do Movimento Moderno no Brasil, explicitando o contexto e particularidades gerais que o caracterizam. Neste momento teremos a oportunidade de recortar o contexto arquitetônico de Brasília-Oscar Niemeyer e compará-lo com o contexto São Paulo, investigando as diferenças e as semelhanças entre eles.

13 de setembro de 2022
Aula 2 – A São Paulo de Lina

A segunda aula apresentará a arquiteta Lina Bo Bardi, sua trajetória, contexto de atuação e características estéticas, proporcionando também o estudo de uma de suas principais obras, a Casa de Vidro, inaugurada em 1951 e considerada o primeiro projeto construído da arquiteta e obra ícone da Arquitetura Moderna Brasileira.

20 de setembro de 2022
Aula 3 – A São Paulo de Paulo

A terceira aula proporcionará aos alunos estudar o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, conhecendo sua trajetória, contexto de atuação e características estéticas, bem como estudar uma de suas principais obras modernistas, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), marco da arquitetura mundial projetado em 1986.

A QUEM SE DESTINA
O conteúdo do curso destina-se ao público em geral que tem interesse em saber mais sobre o Movimento da Arte Moderna em São Paulo a partir da arquitetura. Também chama a atenção de arquitetos, designers, pesquisadores, estudiosos de arte e história, professores que pretendem desenvolver o tema em sala de aula e de estudantes universitários ou profissionais que atuam em projetos sobre o contexto do Modernismo no Brasil.

PROFESSORA
Natália Balak Pedroso Rocha é Arquiteta e Urbanista, formada pelo Instituto de Arquitetura e urbanismo IAU/USP e Especialista pela ESALQ/USP. Atua como arquiteta diretora de criação, professora na área de arquitetura e urbanismo na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista-FAIP, sendo mentora da Empresa Júnior EESC/USP e de incorporadora de loteamentos sustentáveis. Suas linhas de pesquisa contemplam Arquitetura Sustentável e História da Arquitetura no Brasil com foco em Habitações Sociais. É láurea de excelência acadêmica da USP e possui menções honrosas por projetos premiados em concursos nacionais e internacionais. Temas de atuação: Arquitetura e sustentabilidade; Habitação social, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Gestão de Projetos.

Datas: 06, 13 e 20 de setembro de 2022 (terças-feiras)
03 dias de aula
Aulas: das 17h00 às 19h00
Carga horária: 6 horas
Valor: R$ 190,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom

Compartilhar