Método:

OBJETIVO GERAL:
A proposta será a de apresentar uma das mais antigas e misteriosas regiões da América do Sul, contrapondo a história regional de civilizações pré-colombianas, seus mitos e lendas, com a experiência de descobrimento que envolve a organização de uma expedição de estudos. O autor fará o relato de seu diário de expedição na qual percorreu mais de 1.300km a pé, contornando o lago navegável mais alto do mundo – o Titicaca – ao longo de três meses solitariamente em busca de vestígios arqueológicos e do registro oral de mitos e lendas locais.

CONTEÚDO:
– Projeto Titicaca: o surgimento de uma idéia
– O Titicaca – Mar das Alturas
– As civilizações Pré-Colombianas
– Os aymaras
– Mitos & Lendas
– A Caminhada – perigos e desafios

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para aqueles que estudam arqueologia, história dos povos pré-colombianos da América do Sul e da cultura aymara. Também é de interesse geral para aqueles que desejam aprender mais sobre geografia da Cordilheira dos Andes, mitologia, costumes e práticas de povos nativos.

PROFESSOR:
Dalton Delfini Maziero é historiador formado pela PUC-SP e pós graduado em arqueologia pela UNISA-Santo Amaro. Profissional especializado pelo IEB-USP em organização de Arquivos Históricos e implantação de Centros de Documentação. Escritor com diversas obras publicadas nas áreas de arqueologia pré-colombiana, história marítima e relatos de viagens. Coordenador do Blog “Arqueologia Americana”, para difusão da arqueologia em nosso continente e autor das Colunas Jornalísticas “América Misteriosa” e “Piratas dos Sete Mares”, ambas pelo Jornal Página 3 – SC. Explorador com incursões de estudo em diversos países da América Latina. Em 1997, tornou-se o primeiro brasileiro a contornar a pé o Lago Titicaca, num percurso de 1.300 km em busca de sítios arqueológicos desconhecidos e lendas do povo aymara.

Data: 08 de junho de 2024 (sábado)
Investimento: R$ 30,00
Informações: 11 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662