O professor e pesquisador Fabrício Forganes lança novos olhares e possibilidades para o acervo do Museu de Arte Sacra na busca pela representatividade dos negros no catolicismo.


A TRANSMISSÃO ACONTECERÁ NO YOUTUBE DO MAS-SP. CLIQUE E INSCREVA-SE NO CANAL.


Quando uma imagem sacra é apresentada em exposição num museu, na maioria das vezes nossos olhos são condicionados a percorrer cada detalhe da peça, fazendo com que nos concentremos na beleza e na genialidade do escultor ou da oficina que a produziu. Tal exercício é muito prazeroso, considerando que muitas vezes estamos frente a verdadeiros tesouros da história da arte, contudo quando nos atentamos somente à estética perdemos a chance de refletir sobre a maneira como homens e mulheres se relacionavam com estes objetos sagrados, deixando de nos aprofundar sobre a relação de fé estabelecida com estas divindades esculpidas.

Muito além da beleza, a arte sacra nos serve também como testemunho das devoções de um determinado povo, trazendo à luz experiências de fé por vezes silenciadas, e até ignoradas na historiografia, como no caso dos santos cultuados pelos negros nos primeiros séculos da colonização. Assim como as igrejas construídas pelos membros das irmandades negras, as imagens que eram veneradas por estes devotos são documentos importante da religiosidade afro-diaspórica, que se dava não apenas no ambiente urbano das vilas coloniais, mas também no meio rural, onde muitas vezes o catolicismo foi propagado pelos próprios negros, e as imagens católicas então puderam até assumir o papel de amuletos de proteção para indivíduos constantemente violentados.

Utilizando como exemplo algumas imagens sacras que fazem parte da coleção do MAS, selecionadas criteriosamente para esta atividade online, buscaremos apresentar o catolicismo na perspectiva do povo negro, descortinando antecedentes históricos que fundaram um capítulo importante da identidade religiosa do povo brasileiro.

Vamos participar? Clique aqui e assista!

Quando? 03 de Novembro  
Hora? Das 19h30 às 21h30
Onde? Transmissão no Youtube do MAS-SP

Esperamos por você!

Compartilhar