O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, faz um tributo às festas de fim de ano com a exposição Presépios: no museu como em casa, na qual o curador Cesar Giobbi convida um grupo de 11 pessoas, entre arquitetos, colecionadores, designers de interiores, empresários e artistas, a exibirem montagens de cenas relacionadas ao Natal, de acordo com suas respectivas visões criativas.

O convite para a curadoria da exposição foi prontamente aceito por Cesar, devido à sua forte ligação com o tema, que nele despertam memórias da infância e de rituais familiares da época de festas, algo com que muitos podem facilmente se identificar. “O presépio faz parte de minhas lembranças mais antigas e afetivas”, conta.

O pré-requisito para a escolha dos participantes foi que tivessem o hábito de montar o presépio ou que tivessem uma história de convivência com ele. A principal intenção da mostra é reproduzir no MAS/SP – uma instituição cultural pública – pequenos ambientes privados de ritual de fé e tradição.

Participam da exposição Toninho Mariutti, Ozley José Viaro, Jorge Silva e Paulo Mortari, colecionadores e aficionados do assunto, os artistas Paulo von Poser e Vic Meirelles, os arquitetos e decoradores Beatriz Pimenta Camargo, Jorge Elias e José Antonio de Castro Bernardes, e o designer José Marton, que aceitou o desafio de criar um presépio no jardim. O arquiteto Felippe Crescenti, além de participante, é o cenógrafo da mostra.

Presépios: no museu como em casa combina presépios de coleções particulares com peças cedidas pelo rico acervo do museu, como um presépio da Ilha da Madeira, uma mesa do século XVII, uma imagem de Nossa Senhora do século XVIII e uma de Nossa Senhora de Rosário do mesmo século e um presépio de origem equatoriana do século XVII, por exemplo. A montagem se apresenta com uma dimensão e um jeito familiar de contar a cena do nascimento de Jesus.

O curador

Cesar Giobbi é jornalista há 40 anos, a maior parte deles dedicada à cultura, na imprensa escrita, eletrônica e digital. Trabalhou no Jornal da Tarde, Estadão, Gazeta Mercantil, Brasil Econômico, Metro, em revistas nacionais, nas rádios Eldorado e Bandeirantes, além dos canais de televisão Rede Gazeta, TV Cultura e Canal Rural. Edita o site CesarGiobbi.com.br. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, diretor do MAM-SP e membro dos conselhos da Bienal SP, do Instituto de Arte Contemporânea e do Auditório Ibirapuera. No terceiro setor, trabalha para o Instituto Pró-Queimados.