MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

OBJETIVO GERAL
A partir das invasões dos povos “bárbaros”, o ideal da monarquia foi se desenvolvendo e se expandiu rapidamente por toda a Europa. Culturas diversas, aliadas à cultura latina romana, levaram sua influência além de suas regiões de origem e atingiram lugares que conhecemos atualmente como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Polônia, Rússia, Espanha, Portugal. Porém, cada região desenvolveu versões próprias de monarquias que dependiam das particularidades internas de suas condições políticas, religiosas e econômicas. A proposta desse curso é entender as maneiras como a monarquia enquanto modelo político, cultural e social se desenvolveu em Portugal e na Espanha, como se costurou a partir de diversas heranças: a cultura romana, o cristianismo, a cultura árabe-islâmica e as formas políticas, sociais e místicas desses povos. Sabendo como é importante a arte e a cultura como representação do poder político e religioso, busca-se entender como o papado e as disputas entre povos recém chegados ao antigo território de Roma conseguiram reinventar o poder e criar um imaginário político e religioso que atinge às Américas no século XVI e oferece diversas narrativas para a cultura latino-americana ainda no mundo contemporâneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
– Entender o nascimento da monarquia em Portugal e na Espanha, como são os povos que constituíram os primeiros reinos.
– Analisar, criticar e contextualizar o nascimento das monarquias ibéricas.
– Apresentar narrativas que retratem comportamentos, modas, gostos, gestos, objetos e símbolos que envolvem esses acontecimentos em um passado místico e que são usados pela monarquia como sinal de distinção.
– Mostrar a arte e a cultura como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte, da cultura material e do imaginário estejam presentes.

CONTEÚDO
15 de março de 2023
AULA  1 – Primeiros Povos
Povos ibéricos pré-romanos, Romanização, Hispânia, Lusitânia. Tribos e confederações militares. Sofrendo pressão de um movimento migratório vindo da Ásia, envolvendo os Hunos, as tribos germânicas dos godos e vândalos atravessam as fronteiras do Império Romano.

22 de março de 2023
AULA  2 – Reino Visigótico
Foram um dos primeiros povos germânicos que, juntamente com os ostrogodos, constituíram as duas principais entidades políticas dos godos dentro do Império Romano na antiguidade tardia.  Os visigodos invadiram a Itália e saquearam Roma em agosto de 410. Mais tarde, se estabeleceram no sul da Gália e na Hispânia onde fundaram o Reino Visigótico e mantiveram sua presença dos séculos V ao VIII d.C.

29 de março de 2023
AULA  3 – A Ibéria muçulmana
Invasão muçulmana da Península Ibérica e Al-Andalus. De 711 a 718, como parte da expansão do Califado Omíada, quase toda a Península Ibérica foi conquistada por exércitos muçulmanos através do Estreito de Gibraltar, resultando no colapso do Reino Visigótico. Apenas uma pequena área no norte montanhoso da península se destacou do território tomado durante a invasão inicial. O Reino de Astúrias-Leão consolidou-se neste bolsão de território. Outros reinos cristãos, como Navarra e Aragão, no norte montanhoso, surgiram com a consolidação dos condados da Marca Hispânica carolíngia. [Durante vários séculos, a fronteira flutuante entre as áreas controladas por muçulmanos e cristãos da península foi ao longo dos vales do Ebro e do Douro.

05 de abril de 2023
AULA 4 – A Reconquista na Península ibérica
Descreve o período de 781 anos na história da Península Ibérica entre a conquista omíada da Hispânia em 711 e a queda do reino de Granada em 1492, na qual os reinos cristãos se expandiram pela guerra e conquistaram al-Andalus; territórios da Península Ibérica governados por muçulmanos. Período de campanhas militares e lutas para subjugar os territórios de expansão árabe e estender o domínio dos reinos cristãos. Os reinos cristãos do norte, a importância da Catedral de Santiago de Compostela, reis, rainhas, nobres e ordens religiosas.

12 de abril de 2023
AULA 5 – Reconquista e Condado Portucalense
Durante o período da Reconquista, os cristãos avançaram sobre a Península Ibérica da dominação mourisca. Afonso Henriques e seus sucessores, auxiliados por ordens monásticas militares, avançaram para o sul para expulsar os mouros. As campanhas de Afonso Henriques foram bem sucedidas e, em 1139, obteve uma vitória esmagadora na Batalha de Ourique, sendo logo a seguir proclamado por unanimidade Rei de Portugal pelos seus soldados. Esta é tradicionalmente considerada como a ocasião em que o Condado de Portugal, como feudo do Reino de Leão, foi transformado no Reino independente de Portugal. Os reinados de Dinis I, Afonso IV e Pedro I (Pedro I) vivenciaram a maior parte da paz com os reinos cristãos da Península Ibérica. Primeiras dinastias, reis, rainhas, nobres e ordens religiosas.

19 de abril de 2023
AULA 6 –A Afirmação da Monarquia e a Era dos Descobrimentos
Invenções portuguesas, Evolução do Império Português, descoberta portuguesa da rota marítima para a Índia, Império Português, Comércio de especiarias, armadas da Índia portuguesa, D Manuel I e a presença portuguesa na Ásia. Os reis católicos e o império Espanhol.

A quem se destina
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

OBSERVAÇÃO
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.

NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado na divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

PROFESSOR
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Datas:  15, 22, 29 de março e 05, 12 e 19 de abril de 2023 (quartas-feiras)
6 dias de aula
Aulas: das 16h00 às 18h00
Carga horária: 12 horas
Valor: R$ 310,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

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