MÉTODO
Curso presencial

Objetivo Geral:
A partir das invasões dos povos “bárbaros”, o ideal da monarquia foi se desenvolvendo e se expandiu rapidamente por toda a Europa. Culturas diversas, aliadas à cultura latina romana, levaram sua influência além de suas regiões de origem e atingiram lugares que conhecemos atualmente como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Polônia, Rússia, Espanha e Portugal. Porém, cada região desenvolveu versões próprias de monarquias que dependiam das particularidades internas de suas condições políticas, religiosas e econômicas. A proposta desse curso é entender as maneiras como a monarquia enquanto modelo político, cultural e social se desenvolveu em Portugal e na Espanha, como se costurou a partir de diversas heranças: a cultura romana, o cristianismo, a cultura árabe-islâmica e as formas políticas, sociais e místicas desses povos, levando, por consequência, esses modelos posteriormente para a América. Sabendo como é importante a arte e a cultura como representação do poder político e religioso, busca-se entender como o papado e as disputas entre povos recém chegados ao antigo território de Roma conseguiram reinventar o poder e criar um imaginário político e religioso que atinge às Américas no século XVI e oferece diversas narrativas para a cultura latino-americana por todo o seu período colonial. 

22 de maio de 2024
AULA 7 – Portugal: a Afirmação da Monarquia e a Era dos Descobrimentos
Invenções portuguesas, Evolução do Império Português. Descoberta portuguesa da rota marítima para a Índia. Império Português. Comércio de especiarias, Armadas da Índia portuguesa. D Manuel I e a presença portuguesa na Ásia.

29 de maio de 2024
AULA 8 – Castela: a Afirmação da Monarquia e a Era dos Descobrimentos
Os reis católicos e o império Espanhol. Isabel e Fernando II de Aragão: casamento (1475) e governo que marcaram a unificação de fato da Espanha. A Casa Real de Trastámara. Conclusão da Reconquista e expulsões de judeus e muçulmanos. Cristovão Colombo.

05 de junho de 2024
AULA 9 – O choque de culturas e o Novo Mundo
A ideia de transferência artístico-cultural e o choque entre as culturas. A constituição do novo ocidente através da implantação do modelo europeu no Novo Mundo. Os cronistas. Os mecanismos da conquista. A evangelização e a visão do outro. A Europa e a reprodução da imagem do índio americano na arte. A arte da evangelização e da conquista: as ordens religiosas e seus artífices.

12 de junho de 2024
AULA 10 – Reinos espanhóis sob os Grandes’ Habsburgos
Carlos I, Santo Imperador. Filipe II e as guerras religiosas. Idade de Ouro Cultural (Siglo de Oro). Período de florescimento das artes e das letras no Império Espanhol. Os Habsburgos foram grandes mecenas da arte nos seus países. El Escorial, o grande mosteiro real construído pelo rei Felipe II, atraiu a atenção de alguns dos maiores arquitetos e pintores da Europa. 

19 de junho de 2024
 AULA 11 – A América Espanhola e Portuguesa: a experiência católica, inquisição e arte
Cristandade americana: unidade e diversidade. A arte pós-tridentina e a ideia da manipulação dos afetos. Retórica e Arte como vias de acesso à compreensão da produção artística. Religião e Arte: o Barroco americano como forma máxima de expressão.

26 de junho de 2024
AULA 12 – Portugal e Espanha: os Braganças e os Bourbons
A dinastia de Bragança em Portugal. A dinastia dos Bourbons em Espanha. Sistemas visuais no âmbito da sociedade de corte. Ritualização e visualização da esfera política. Arquitetura, cenografia e espetáculo: urbanística barroca, jardins e aparatos efêmeros na constituição de um espaço dramatizado nos séculos XVII e XVIII. O século XVIII cosmopolita: coleções e circulação de objetos entre os continentes. D. João V, o ouro do Brasil e o Palácio de Mafra.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

OBSERVAÇÃO:
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.

NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado na divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; Arte Sacra; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Período: 22, 29 de maio, 05, 12, 19 e 26 de junho de 2024 (quartas-feiras)
Horário: das 19:00 às 21:30
Carga horária: 30 horas
Valor: R$ 350,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 113322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz

No final do curso o aluno receberá o certificado

ADELINE, R. A história medieval da Península Ibérica. Lisboa: Estampa, 1995.
BOURBON, Albert-Alain. História de Portugal. Almedina, Coimbra: 1974.
BOXER, C.R. O Império colonial português. Edições 70, 1977. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC, 1997.
BUADES, J. M. Os espanhóis. São Paulo: Contexto, 2006.
DOMINGUEZ ORTIZ, Antonio - El Antiguo Regimen: Los reis Católicos y los Austrias. Madrid, Alianza, 1977.
ELLIOT, J. H. La España Imperial. 1469-1716. 6ª ed. Barcelona , Vicens- Vives, 1998.
GARCIA DE CORTÁZAR, José Angel - La Época Medieval . Madrid, Alianza, 1977.
GODINHO, Vitorino Magalhães. Os descobrimentos e a economia mundial. Presença, Lisboa: 1981 (4 vols.)
GODINHO, Vitorino Magalhães. Estrutura da antiga sociedade portuguesa. Arc dia, Lisboa, 1980.
GODINHO, V. Magalhães. Mito e Mercadoria, Utopia e prática de navegar - séculos XIII-XVIII. Difel, Lisboa: 1990.
HESPANHA, A. M. Às vésperas do Leviathan. Instituições e poder político. Almedina, Lisboa: 1994.
LARA, Manuel Tuñon de (dir). La frustracion de un Império (vol. 5 - História de España). Labor, Barcelona: 1984.
MARAVAL, José Antonio. Teoría del Estado en España en siglo XVII. Centro de Estudios Constitucionales, Madri: 1997.
MARQUES. A.H. de Oliveira. História de Portugal. Palas, Lisboa: 1980.
MARTIN, Maria Sonsoles Guerra. A teoria política visigoda. Veritas, Porto Alegre, n. 159, 1995. p. 79-89.
MATTOSO, José (org). História de Portugal. Lisboa: Estampa, 1993. (vols.1,2 e 3)
SARAIVA. José Hermano. História de Portugal. Publicações Europa América, 1993.
SERRÃO, Joel e Oliveira Marques, A.H. O Império Lusobrasileiro 1580-1620. (vol.VI). Estampa, Lisboa: 1992.
SERRÃO, Joel (org) Dicionário da História de Portugal. Lisboa:1963 (4vols.) SERRÃO, Joaquim Veríssimo. História de Portugal, vol.IV (1580-1640). Verbo: Lisboa.
TENGARRINHA, José (org) História de Portugal. Bauru/São Paulo: EDUSC/UNESP: 2000.
TREVOR DAVIES, R. La decadencia española 1621- 1700. Labor, Barcelona: 1969.
VICENT, M.; STADLING, R. A. et al. Espanha e Portugal. São Paulo: Edições Delprado, 1997, v. I e II. (Coleção: Grandes Impérios e Civilizações)
SILVA, Leila Rodrigues. A sacralidade e a belicosidade: o duplo perfil da família sueva. Brathair, Rio de Janeiro, ano 1, n. 02, 2001.
Compartilhar