MÉTODO
Curso presencial
Objetivo Geral:
A partir das invasões dos povos “bárbaros”, o ideal da monarquia foi se desenvolvendo e se expandiu rapidamente por toda a Europa. Culturas diversas, aliadas à cultura latina romana, levaram sua influência além de suas regiões de origem e atingiram lugares que conhecemos atualmente como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Polônia, Rússia, Espanha e Portugal. Porém, cada região desenvolveu versões próprias de monarquias que dependiam das particularidades internas de suas condições políticas, religiosas e econômicas. A proposta desse curso é entender as maneiras como a monarquia enquanto modelo político, cultural e social se desenvolveu em Portugal e na Espanha, como se costurou a partir de diversas heranças: a cultura romana, o cristianismo, a cultura árabe-islâmica e as formas políticas, sociais e místicas desses povos, levando, por consequência, esses modelos posteriormente para a América. Sabendo como é importante a arte e a cultura como representação do poder político e religioso, busca-se entender como o papado e as disputas entre povos recém chegados ao antigo território de Roma conseguiram reinventar o poder e criar um imaginário político e religioso que atinge às Américas no século XVI e oferece diversas narrativas para a cultura latino-americana por todo o seu período colonial.
15 de maio de 2024
AULA 7 – Portugal: a Afirmação da Monarquia e a Era dos Descobrimentos
Invenções portuguesas, Evolução do Império Português. Descoberta portuguesa da rota marítima para a Índia. Império Português. Comércio de especiarias, Armadas da Índia portuguesa. D Manuel I e a presença portuguesa na Ásia.
22 de maio de 2024
AULA 8 – Castela: a Afirmação da Monarquia e a Era dos Descobrimentos
Os reis católicos e o império Espanhol. Isabel e Fernando II de Aragão: casamento (1475) e governo que marcaram a unificação de fato da Espanha. A Casa Real de Trastámara. Conclusão da Reconquista e expulsões de judeus e muçulmanos. Cristovão Colombo.
05 de junho de 2024
AULA 9 – O choque de culturas e o Novo Mundo
A ideia de transferência artístico-cultural e o choque entre as culturas. A constituição do novo ocidente através da implantação do modelo europeu no Novo Mundo. Os cronistas. Os mecanismos da conquista. A evangelização e a visão do outro. A Europa e a reprodução da imagem do índio americano na arte. A arte da evangelização e da conquista: as ordens religiosas e seus artífices.
12 de junho de 2024
AULA 10 – Reinos espanhóis sob os Grandes’ Habsburgos
Carlos I, Santo Imperador. Filipe II e as guerras religiosas. Idade de Ouro Cultural (Siglo de Oro). Período de florescimento das artes e das letras no Império Espanhol. Os Habsburgos foram grandes mecenas da arte nos seus países. El Escorial, o grande mosteiro real construído pelo rei Felipe II, atraiu a atenção de alguns dos maiores arquitetos e pintores da Europa.
19 de junho de 2024
AULA 11 – A América Espanhola e Portuguesa: a experiência católica, inquisição e arte
Cristandade americana: unidade e diversidade. A arte pós-tridentina e a ideia da manipulação dos afetos. Retórica e Arte como vias de acesso à compreensão da produção artística. Religião e Arte: o Barroco americano como forma máxima de expressão.
26 de junho de 2024
AULA 12 – Portugal e Espanha: os Braganças e os Bourbons
A dinastia de Bragança em Portugal. A dinastia dos Bourbons em Espanha. Sistemas visuais no âmbito da sociedade de corte. Ritualização e visualização da esfera política. Arquitetura, cenografia e espetáculo: urbanística barroca, jardins e aparatos efêmeros na constituição de um espaço dramatizado nos séculos XVII e XVIII. O século XVIII cosmopolita: coleções e circulação de objetos entre os continentes. D. João V, o ouro do Brasil e o Palácio de Mafra.
A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
OBSERVAÇÃO:
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.
NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado na divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Professor: Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; Arte Sacra; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.
Período: 15, 22 de maio, 05, 12, 19 e 26 de junho de 2024 (quartas-feiras)
Horário: das 19:00 às 21:30
Carga horária: 30 horas
Valor: R$ 350,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 113322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz
No final do curso o aluno receberá o certificado