O BOBO DA CORTE
A figura do bobo da corte, presente nas cortes europeias entre a Idade Média e o início da Modernidade, exercia um papel ambíguo e fascinante dentro das estruturas de poder. Vestido de forma extravagante, com sinos e cores vibrantes, o bobo era responsável por entreter a nobreza com piadas, músicas e sátiras, mas sua função ia além da simples diversão.
A figura do bobo foi amplamente explorada na literatura e nas artes, simbolizando o limiar entre a loucura e a sabedoria. Ele representa, em última instância, a inversão da ordem, onde o aparentemente insensato pode revelar verdades profundas. Mesmo extinto como figura histórica, o bobo da corte permanece um arquétipo poderoso na cultura ocidental.
A palestra pretende mostrar o percurso visual deste personagem tão fascinante, passando por representações medievais e contemporâneas, em seus mais variados suportes.
PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.
Data: 21 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário: 10h30
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)
Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo