MÉTODO
Aulas in loco na cidade de Palermo, arredores e outras localidades, Itália, por um total de 10 (dez) dias de aula.

OBJETIVO GERAL E INTRODUÇÃO
O curso tem como objetivo reconhecer a enorme riqueza que os cruzamentos culturais podem gerar. Palermo, principal cidade da Sicília, e outras localidades nas proximidades, são exemplo perfeito disso. O percurso árabe-normando é um dos sete locais da UNESCO na Sicília, foi criado em 2015 e consiste em uma série de monumentos em Palermo, além da Catedral de Monreale e da Catedral de Cefalù. A inteligência dos governantes normandos, que governaram a Sicília a partir de 1072, contribuiu a não dispersar as habilidades da mão-de-obra árabe presente na ilha. Combinando habilidades e influências artísticas de diferentes culturas, os normandos facilitaram a criação de novos edifícios, o nascimento de um estilo único no mundo. Além dos monumentos que oficialmente são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade, estenderemos as visitações, mesmo que de forma básica e introdutiva, à algumas mansões da antiga e mítica aristocracia siciliana, a qual chegou ao seu auge durante os séculos XVIII e XIX, à época do reinado dos Bourbon, e cujos barões são os descendentes deste glorioso passado multicultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Reconhecer as linguagens artísticas e arquitetônicas árabes e normandas e a unicidade que resultou no encontro das suas culturas;
– Entender que a história da humanidade é uma constante história de migrações. Do ponto de vista antropológico e cultural, toda civilização desenvolve-se através de um processo de encontros, muitas vezes violentos no início, entre diversas culturas;
– Entender como a bacia do Mediterrâneo foi por milênios um laboratório de experiências multiculturais;
– Reconhecer na cultura islâmica a origem de linguagens artísticas e arquitetônicas e estilos de vida que ainda hoje colocamos em pratica no assim chamado “mundo ocidental”;
– Refletir, individualmente e em grupo, sobre as mutações do senso estético na contemporaneidade e como isso influi na perda de conhecimento do “saber fazer” artesanal.

CRONOGRAMA DE AULAS
Aula 1 –  quarta-feira:
Manhã: Palacio dos Normandos (séc. VIII a.C.-1815) e Capela Palatina (1140-43).
Com a família Altavila, o palácio torna-se a residência real mais famosa em toda a Europa por sua riqueza arquitetônica e decorativa. No primeiro andar do edifício há o autêntico manifesto da arte árabe-normanda em Palermo: a Capela Palatina, onde encontram-se todos os elementos típicos desta corrente artística.
Tarde: Igreja de San Giovanni degli Eremiti, séc. VI-1136.
Em Palermo, as cúpulas rosas da Igreja de San Giovanni degli Eremiti são outro símbolo indiscutível do itinerário da UNESCO. È um esplêndido edifício cristão, porém, construído de acordo com modelos arquitetônicos islâmicos, além de bizantinos. Entre sua vegetação reina uma atmosfera oriental.

Aula 2 – quinta-feira:
Manhã: Catedral de Palermo, 1169-séc. XVIII.
A estrutura atual é o resultado de uma grande reconstrução de 1169. Durante o governo árabe, o edifício era uma mesquita. Em uma coluna do pórtico sul ainda podem-se ver incisos alguns versos do Corão.

A igreja hoje é uma fusão de diferentes estilos arquitetônicos: elementos góticos catalães, barrocos e neoclássicos. Algumas partes da igreja normanda original são visíveis na fachada oriental em correspondência da abside. São decorações incrustadas em pedra de lava vulcânica, de matriz cultural Fatímida.
Tarde: Igreja de San Cataldo, 1154-60.
Aqui encontram-se as mesmas geometrias da Igreja de San Giovanni degli Eremiti. Impressionante é o contraste entre a simplicidade das paredes, completamente nuas, e a riqueza do pavimento, revestido em opus sectile, uma técnica muito antiga que permite fazer decorações incrustadas, usando mármores ou outros preciosos materiais.

Aula 3 – sexta-feira:
Manhã: Igreja della Martorana, 1143-1873.
Sede da Paroquia de São Nicolau dos Gregos, tem sua área central, a mais antiga, decorada com mosaicos sobre a vida da Virgem, realizados por artesãos árabes especialmente vindos do Oriente. O piso é em mármore com belas decorações em opus sectile. Há também um belo portal de madeira do século XII com esculturas de mão-de-obra árabe.
Tarde: Igreja de Santa Maria dello Spasimo (1506) e Ponte dell’Ammiraglio (1125-31).
Igreja em estilo gótico tardio começada em 1506, mas que permaneceu inacabada, no antigo bairro Kalsa (de origem árabe). Há elementos atribuíveis ao estilo chiaramontano, que retoma a tradição árabe-normanda, com a cúpula vermelha que cobre a frente norte do complexo. Estenderemos a visitação à ponte construída pelo lendário almirante Jorge de Antioquia. É um esplêndido exemplo de arquitetura civil medieval. Em 27 de maio de 1860, tropas de Garibaldi e dos Bourbon entraram em confronto nesta ponte durante a guerra pela independência da Itália.

Aula 4 – sábado:
Manhã: Castelo e jardim da Zisa, 1165-1860.
Esta foi a residência veraneia dos reis normandos e o nome vem do árabe Al-Aziz, que significa “o glorioso”, “o esplêndido”. O ambiente mais fascinante é a Sala da Fonte, onde estão diferentes elementos arquitetônicos reconhecíveis típicos da arte islâmica. Dentro do castelo há também o Museu de Arte Islâmica de Palermo. O Jardim do castelo, o Genoardo (do árabe Gennai al ard, ou seja, Paraíso na terra), era antigamente um parque real extra-urbano constelado de várias construções veraneias e considerado uma das maravilhas do Mediterrâneo, repleto de pomares, limoeiros e laranjeiras.
Tarde: Mansão Di Napoli e Piccola Cuba (séc. XII-1730).
Mansão de origens normandas e que estava insertada na área do Genoardo, no curso dos séculos sofreu inúmeras intervenções até por fim tornar-se propriedade da família Di Napoli. No jardim da mansão, que hoje é um parque público, surge também a Cubula (ou Piccola Cuba, ou seja, Pequena Cuba), pequeno pavilhão que servia para o descanso na sombra do rei normando e seus convidados.

Aula 5 – domingo:
Manhã: Feira da Vucciria.
Uma das feiras mais antigas de Palermo e que remete aos tempos da dominação árabe. Tendo a impressão de estar em um suk de qualquer cidade muçulmana, ainda hoje se podem perceber a aparência, os hábitos de venda e compra, as cores, os cheiros, o costume de inundar ruas e praças com bancos, cestas e tendas coloridas próprios das feiras do mundo árabe.
Tarde: Complexo monumental Chiaromonte-Steri, séc. XIV-1978.
É um dos lugares simbólicos da cidade de Palermo, contendo sete séculos de arte e história da Sicília e é o primeiro exemplo do novo estilo arquitetônico siciliano do início do século XIV, o estilo chiaramontano. Elegante e solene, o palácio é enriquecido por belas colunatas, e foi a residência de uma das mais importantes famílias de barões sicilianos, os Chiaromonte, durante o primeiro século de reinado aragonês.

Aula 6 – segunda-feira:
Catedral de Monreale (1172-1837) + Claustro dos Beneditinos e passeio até a Mansão do Belvedere.
A construção da catedral se deu por vontade de Guilherme II, como mausoléu para sua dinastia (os Altavilla). As características típicas da arte árabe-normanda são claramente visíveis já externamente na área das absides. Uma vez dentro, é impossível não ficar extasiados. As paredes interiores são cobertas com 6.400 metros quadrados de mosaicos dourados, realizados por mão-de-obra vindo diretamente de Constantinopla e da Grécia, junto a artesãos muçulmanos, venezianos e locais. O Claustro, pertencente ao complexo da abadia beneditina de Santa Maria la Nuova, fundada em 1174 sempre por vontade de Guilherme II, é um exemplo maravilhoso da arquitetura bizantina na Sicília, pontuado por arcos apoiados em pequenas colunas decoradas com mosaicos com padrões geométricos e florais. Maravilhosa é a decoração dos capiteis. Terminaremos a experiência nos jardins públicos da mansão municipal, chamada do belvedere, em virtude da vista deslumbrante sobre a Conca d’Oro (Baia Dourada: assim eram chamados Palermo e os campos ao seu redor antigamente, pela rica presença de pomares, limoeiros e laranjeiras), a partir do terraço da mansão. É uma das joias das criações árabe-normandas.

Aula 7 – terça-feira:
Catedral de Cefalù, 1131-1471.
A Catedral de Cefalù também faz parte do roteiro UNESCO árabe-normando de Sicília. A abside é decorada com um imponente Cristo Pantocrator em mosaico de estilo bizantino. Outros mosaicos estão presentes nas paredes do presbitério e da abóbada. Da nave ao norte da Catedral pode-se acessar ao claustro normando decorado com colunas gêmeas e capitéis esculpidos. Aproveitaremos o dia para continuar com um prazeroso passeio por Cefalù, um dos vilarejos mais belos com vista para o mar.

Aula 8 – quarta-feira:
Manhã: Mansão Valguarnera, 1712-80.
Construída pelos Príncipes Valguarnera e ainda hoje propriedade dos herdeiros, os Príncipes Alliata de Villafranca, é um complexo monumental de interesse histórico, arquitetônico e artístico localizado em Bagheria, na província de Palermo. Caracteriza-se pela clareza compositiva, que remete aos mais altos exemplos do século XVIII italiano e europeu, especialmente austríaco. Deve sua fama também aos muito personagens ilustres que aqui residiram, e tem sido cenário para muitos filmes e seriados de TV.

Aula 9 – quinta-feira:
Manhã: Palacio Valguarnera-Gangi, 1757-92.
A história do palácio deve ser lida em conjunto com a construção da monumental mansão Valguarnera em Bagheria. Os Valguarnera deixarão dois dos monumentos mais esplêndidos da arquitetura siciliana da época, bem como símbolo de toda uma era que inevitavelmente tinha chegado ao fim. Devido à vastidão do projeto arquitetônico, à qualidade e riqueza do aparato decorativo, bem como ao fato de ter chegado ao século XXI praticamente intacto, o palácio não só constitui algo único no panorama siciliano, mas também um dos mais altos exemplos do rococó italiano. Atualmente, é de propriedade dos príncipes Vanni Mantegna di San Vincenzo, que assumiram em 1995 por herança. É da magnificência deste palácio que Luchino Visconti se inspirou para a famosa cena do baile no filme O Leopardo, de 1963, baseado no romance homônimo.
Tarde: Almoço na Osteria Mangia e Bevi.
Um dos melhores restaurantes do centro histórico de Palermo.

Aula 10 – sexta-feira
Manhã: Mansão Niscemi (séc. XVII-XIX) e Parque della Favorita (fim séc. XVIII).
oi a residência principal da família Valguarnera de Niscemi por pelo menos três séculos. O corpo principal mantém vestígios de estruturas pré-existentes do final do século XVII, quando era um sitio agrícola. No século XVIII, os Valguarnera a transformam em lugar de prazer, rico em raros animais selvagens; por isso bem adequada para a pratica da caça. O parque era o lugar de caça favorito pelos Bourbons durante o exílio siciliano no início do século XIX. Esta foi a idade de ouro da mansão, que hospedava em seus quartos o mesmo Ferdinando IV e Maria Carolina da Áustria. De fato, os Valguarnera reconfiguraram completamente o complexo pré-existente, reformulando o exterior e ainda mais o interior, enriquecendo-o com afrescos, pinturas, tapeçarias e obras de arte.
Tarde: Passeio por Mondello.
Considerada a praia de Palermo, surge em torno de uma grande baía, entre o Monte Pellegrino e o Monte Gallo, e é separada do centro da cidade de Palermo por meio do Parque della Favorita. A praia deste trecho costeiro é considerada a mais famosa nas proximidades de Palermo e uma das costas sicilianas de maior atração turística, tanto nacional como internacionalmente. Mondello também se destaca pela arquitetura, devido à variedade de estilos utilizados durante a sua transformação em cidade jardim no início do século XX, com peculiar referência às mansões e instalações de recepção turística em estilo Art Nouveau, projetadas pelos integrantes da escola do arquiteto Ernesto Basile (1857-1932), que fizeram da baía um itinerário importante para a história do Art Nouveau na Itália e no Mediterrâneo.

Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.

A QUEM SE DESTINA
O curso foi organizado especialmente para o público em geral que tem interesse em conhecer temáticas relativas à História da Arte e da Arquitetura. Contudo a abordagem também chama a atenção de historiadores, urbanistas e pesquisadores em geral, de religiosos, de professores que pretendem desenvolver os temas em sala de aula e de estudantes universitários, além de interessados no geral.

PROFESSOR
Oscar Luigi Marzorati, italiano da região do Lago de Como, é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Politécnico de Milão e em Patrimônio Artístico pela Universidade de Buenos Aires. No Politécnico, foi aluno do Professor Marco Dezzi Bardeschi, com o qual aprendeu teorias e técnicas de conservação e restauração do patrimônio urbano em relação à cidade contemporânea.

Com experiência em projetos no patrimônio histórico e como professor universitário, vive e trabalha estavelmente em São Paulo desde 2012, onde inclusive é colaborador assíduo do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo – IICSP. Foi autor de várias palestras e cursos sobre a cultura italiana em diversas instituições culturais renomadas da cidade (Livraria Cultura, Casa do Saber, Museu de Arte Sacra, entre outras).

Passagem aérea:
Ita Airways – São Paulo / Roma / Palermo / Roma / São Paulo
AZ 675  06/MAY GRU/FCO   1425 0710
AZ1785  07/MAY FCO/PMO   1000 1110
AZ1792  18/MAY PMO/FCO   1515 1625
AZ 674  18/MAY FCO/GRU   2200 0520

Tarifa em classe econômica USD 1.552,00 (inclui 1 bagagem despachada de 23 kg) 

Chegada em Palermo  – 07/maio/24 às 11:10
Partida de Palermo – 18/maio/24 às 15:15

Parte Terrestre:
Preço por pessoa em apto duplo                            Euros   5.090,00
Adicional para apto individual                                 Euros   1.350,00
Noites: 11

Hotel cotado: Eurostars Centrale Palace
https://www.eurostarshotels.it/eurostars-centrale-palace.html
Hotel categoria 4 estrelas, com restaurante e localização privilegiada quanto ao centro histórico de Palermo.
Mas mesmo assim especifico abaixo distâncias a pé, desde o hotel, somente ida para cada atração mencionada no roteiro:

Palácio dos Normandos e Capela Palatina – 800m
Igreja de San Giovanni degli Eremiti – 1.000m
Catedral de Palermo – 500m
Igreja San Cataldo 200m
Igreja Santa Maria dello Spasismo – 1km + Ponte dell Ammiriaglio – 2km
Castelo e Jardim Zisa – 2km
Mansao di Napoli e Piccola Cuba – 2.400m
Chiaromonte Steri – 1.000m
Palacio Valguarnera – 500m

Nestes valores está incluído:
11 noites no hotel mencionado em apto standard, com café da manhã e taxas.
Translados de chegada e de saída (Aeroporto / Hotel / Aeroporto)
03 viagens em transporte para Monreale, Cefalú, e Bagheria.
Transporte para Mondello (com as paradas no Parque della Favorita e Villa Niscemi.
Guias locais diariamente.
Os ingressos para museus.
Acompanhante Brasileiro (representante da Paradiso).
Seguro viagem Assist Card AC 35 + Covid (a partir de 85 anos ou mais, não tem seguro Assist Card incluído, a seguradora não emite mais)
01 rádio receptor por pessoa.
01 transmissor para o professor.

Não está incluído:
Almoços, Jantares e extras de caráter pessoal.

Condições de Pagamento:
Financiamento em até 8x sem juros no boleto ou cartão de crédito, desde que o pagamento seja realizado até Novembro 2023.
Para quem pagar a partir de dezembro 2023, o financiamento será em até 5x sem juros.
À vista 3% de desconto.
Early Booking até 30 setembro de 2023, desconto de Euros 200,00

Condições de Cancelamento:
Cancelamento até 60 dias antes do embarque = cancelamento sem penalidades
Cancelamento de 59 dias a 30 dias antes do embarque = 30% de multa
Cancelamento de 29 dias a 07 dias antes do embarque = 50% de multa
Cancelamento a partir de 07 dias antes do embarque = 100% de multa

Passagem aérea é NÃO REEMBOLSÁVEL. Em caso de cancelamento o crédito fica no nome do passageiro com a cia aérea, mediante pagamento de multa e diferença de tarifa se houver.

Datas: de 6 a 19 de maio de 2024
VAGAS LIMITADAS
IMPORTANTE – O GRUPO SÓ IRÁ SAIR COM O MÍNIMO DE 12 ALUNOS
Inscrições e informações: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393 – (11) 98174-3483
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662

Compartilhar