Seguindo orientações do Governo do Estado de São Paulo, informamos que enquanto medida preventiva à expansão do COVID-19 o Museu terá suas atividades suspensas no período de 17/03 até 17/04. O passeio será remarcado, aguardem informações!

Passeio em forma de palestra a céu aberto pelos locais onde ocorreu o Cerco a Piratininga, de junho de 1562. Nesta ocasião os índios Tamoios confederados investiram contra a Vila de São Paulo de Piratininga com o objetivo de aniquilar a presença portuguesa no Planalto Paulista. O desfecho desta batalha determinou o destino da Vila e da própria colonização portuguesa. Se naquele momento histórico os Tamoios tivessem arrasado a Vila de Piratininga, a cidade de São Paulo não existiria e os portugueses deveriam rever seus planos de colonização, sofrendo alterações e um atraso de várias décadas. Talvez as Bandeiras não tivessem sido realizadas e a história do Brasil seria diferente.

O objetivo do passeio é, portanto, propor a reflexão de nosso passado como uma forma para entender a nós mesmos, compreendermos melhor o presente e o futuro. Pretendemos assim não apenas compreender parte de nossa história, como também atualizá-la, mantendo-a viva na memória.

Entre os locais visitados estarão o Pátio do Colégio, Praça da Sé, Mercado Municipal e Parque Dom Pedro II. Serão pontuados o local exato do antigo arraial de Piratininga, o perímetro de suas antigas fortificações, a configuração original da geografia da região, o significado os monumentos e estátuas desses lugares.

Vagas: 30 pessoas
Faixa etária livre
Ponto de encontro (partida): recepção do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Data: 28/03/2020
Duração: 2 Horas de passeio.
Dica: Utilizar roupas leves e calçados confortáveis
Inscrições: Clique aqui para preencher o formulário
Informações: educativo@museuartesacra.org.br ou (11) 3326-3336 Ramal 1 (Educativo)