De Abril a Outubro de 2017, o Museu de Arte Sacra realizou a exposição “Páscoa da União” com curadoria de Eleonora Maria Fincato Fleury, que reúne acervo de ícones da Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina de São Paulo, da Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou, da Capela de Sant’Ana da Comunidade Greco-Melquita Católica de Taubaté, da Eparquia Greco-Melquita Católica do Brasil, Catedral Nossa Senhora do Paraíso, São Paulo e da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, Bairro da Luz, todas localizadas no Estado de São Paulo.

“A data da Páscoa e móvel, pois esta depende de dois fatos astronômicos: o equinócio da primavera e a lua cheia. Isso se dá graças a complexidade do que foi desenvolvido para tentar calcular a Páscoa cristã e a Páscoa judaica, a partir do céu, acertando calendários diversos.

“A complexidade para calcular a data da Páscoa é grande, pois advém não apenas de harmonizar calendários lunares e solares, mas devido as diferentes vertentes do cristianismo usarem fórmulas distintas em seus cálculos.

O Calendário Gregoriano, criado em 1582 adotado pelo papa Gregório para que a Páscoa caísse mais cedo e fosse mais fácil de ser calculada, é usado até hoje.

Porém, tradições e culturas diferentes continuaram a fazer cálculos distintos — as tradições ortodoxas continuaram usando o Calendário Juliano em vez de adotar o calendário imposto pelo papa Gregório, o que faz com que continuam a celebrar a Páscoa e o Natal em datas diferentes das tradições ocidentais e romanas.

O papa Tawadros II de Alexandria, líder da Igreja Copta, durante a visita do papa Francisco em 2013, retornou ao tema dando esperanças de que todos os cristãos celebrem a Páscoa sempre juntos, demonstrando estar presente uma disposição concreta entre parte das lideranças cristãs de avaliar essa possibilidade, mas admite-se que o caminho ainda será longo.

No ano de 2017 coincidiram as datas de comemoração da Páscoa em todos os calendários. A próxima coincidência de datas ocorrerá somente em 2025… “ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS”, escreve a curadora Eleonora Maria Fincato Fleury.



FICHA TÉCNICA
Exposição: Páscoa da União

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Geraldo Alckmin
Governador do Estado

José Luiz Penna
Secretário da Cultura do Estado

Romildo Campello
Secretário-adjunto da Cultura do Estado

Regina Célia Pousa Ponte
Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Cultura do Estado

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO

José Carlos Marçal de Barros
Diretor Executivo

Maria Inês Lopes Coutinho
Diretora Técnica

Luiz Henrique Marcon Neves
Diretor de Planejamento e Gestão

EXPOSIÇÃO

Eleonora Maria Fincato Fleury
Curadoria

Carmen Luiza Valeriano Batista
Conservação Preventiva

Alana Iria Augusto
Célia Maria Bezerra Cupertino
Elaine Bueno Prado
Elisa Carvalho
Iran Monteiro
Lia de Oliveira Ravaglia Strini
Rosimeire dos Santos
Acervo – Catalogação e Exposição

Jose Mauri Vieira
Genisvan Barbosa da Conceição
Marcelo Batista Oliveira
Montagem e iluminação

Wermeson Teixeira Soares
Segurança e montagem – Coordenação

Ligia Maria Paschoal Diniz
Assistente – Equipe Técnica

Iran Monteiro
Fotografia

Silvia Balady
Assessoria de Imprensa

Compartilhar