MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo geral

Analisar a evolução histórica e social da arte e da cultura na Península Ibérica da Idade Média.

Objetivos Específicos

Analisar as relações plurais entre diferentes bases culturais que conformam o pensamento cultural e artístico da Península Ibérica Medieval.

Compreender o processo de formação dos reinos cristãos medievais e as suas imbricações culturais e religiosas.

Analisar o cotidiano das pessoas na Idade Média.

Identificar elementos específicos nos estilos românico, gótico, mourisco, moçárabe e mudéjar.

Analisar a importância dos diálogos culturais entre cristãos e muçulmanos no contexto da Península Ibérica Medieval.

Compreender a arte e a cultura como espaços de construção de identidades e de projetos de futuro.

Ementa

A formação da cultura da Hispânia (Península Ibérica) constrói-se a partir do diálogo entre o pensamento cristão com base greco-romana construído sobre um substrato plural, em que se destacam as culturas celtas, e o Islamismo, chegado à Península com as Invasões Muçulmanas de 711 dC. Nesse percurso, destacam-se também as invasões dos Suevos e dos Visigodos. Esse diálogo complexo  explica a formação histórico e cultural da Península, nas Lendas e Caminhos de Santiago e nos estilos mais próprios da Ibéria na Arte e Cultura da Idade Média. Esse diálogo é o objeto de estudo deste curso em três encontros.

DOCENTE

PROF. DR. JOSÉ LUÍS LANDEIRA é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa  (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP) E Pós-doutor em Educação Literária pela Universidade de Coimbra. Sua pesquisa tem aprofundado as relações entre Linguagens Artísticas e Transcendência.

Programa

17 de março de 2025
1ª aula – A FORMAÇÃO DA CULTURA E DA ARTE NA HISPÂNIA
Conceitos fundamentais para compreender a Arte e a Cultura Medievais na Península Ibérica. A formação da Hispânia. A relevância da Hispânia na Europa Medieval. A formação latina da Península Ibérica e os substratos pré-romanos. A chegada dos Suevos e dos Visigodos. O lugar dos mosteiros na difusão da arte e da cultura medievais. O culto a Maria.

24 de março de 2025
2ª aula – TODOS OS CAMINHOS LEVAM A Santiago
O Hispânia Cristã sob Reinos Suevo e Visigodo. A Invasão Muçulmanda de 711 d.C. As lendas de Santiago Apóstolo. O Reino da Galiza no contexto medieval. A arte medieval galaico-portuguesa. Os caminhos de Santiago e a sua importância no contexto medieval. O valor político cultura de Santiago de Compostela. Os árabes e a artes nas Hispânias Mourisca e Cristã . O profano na arte medieval.

31 de março de 2025
3ª aula – DIÁLOGOS COMPLEXOS ENTRE CRISTÃOS E ÁRABES HISPÂNICOS
Conceito de Arte Bizantina.  As invasões árabes e a arte mourisca na Península Ibérica Medieval. Conceitos de Arte Românica e Arte Gótica. Temas e programa iconográficos do Românico e do Gótico da Península Ibérica. Islamismo e Cristianismo: diálogos de Arte e Cultura.  A arte Mourisca, Moçárabe e Mudéjar na Península Ibérica. A cultura medieval: heranças contemporâneas.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral. Embora não seja um curso para especialistas, pauta-se pela seriedade e rigor da abordagem, sempre em chave interativa  e tendo como alvo o público brasileiro. Desse modo, espera-se facilitar os processos de interpretação e análise desse fascinante período das artes e da cultura.

03 dias de aulas
Datas:
 17, 24, 31 de março de 2025  (terças-feiras)
Horário: das 17 às 19h
Carga horária: 06h
Valor: R$ 200,00 à vista
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
No final do curso o aluno receberá o certificado

O curso será realizado a partir do Microsoft Teams.

BIBLIOGRAFIA
AILLET, Cyrille; PENELAS, Mayte; ROISSE, Philippe (Org.). ¿Existe una identidad mozárabe?: historia, lengua y cultura de los cristianos de al-Andalus (siglos IX-XII). Madrid: Casa de Velázquez, 2008.
CAMINHO de Santiago – Caminho Francês. [Filme-vídeo]. Direção: Júnior Fiorelli. Produção independente. YouTube, 10 dez. 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lsgDr4-BGdc>. Acesso em: 11 nov. 2025.
CARLAN, Claudio Umpierre (Org.). História Ibérica: inspirações e pesquisas: uma abertura para o mundo. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, 2023. Disponível em <https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/wp-content/uploads/sites/125/2023/03/Historia-Iberica-inspiracoes-e-pesquisas-uma-abertura-para-o-Mundo.pdf>.
FERNÁNDEZ, Luis García. “El arte románico en Galicia y los caminos de Santiago”. Goya: Revista de Arte, n. 342, p. 15–32, 2013.
FERREIRA, Manuel Pedro. Aspectos da música medieval no Ocidente Peninsular. Vol. II: Música eclesiástica. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010.
FOCILLON, Henri. Arte do Ocidente: I. Idade Média Românica; II. Idade Média Gótica. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GARCÍA ZAPATA, Ignacio José; CÁNOVAS BELCHÍ, Joaquín Tomás. Arte hispanomusulmán y mudéjar (textos guía). Murcia: Editum, 2018.
MOMPLET MÍGUEZ, Antonio Eloy. El arte hispanomusulmán. Madrid: Ediciones Encuentro, 2016
RUCQUOI, Adeline. História medieval da Península Ibérica. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
SILVEIRA, Leonardo dos Santos; MESQUITA, Vitor Emanoel Correa de; SOARES, Thaís Alves. “Espiritualidade na arte e na Alta Idade Média”. Teológica: Revista Brasileira de Teologia, v. 1, n. 12, 2023.
SUMOZAS GARCÍA-PARDO, Rafael. Arte e arquitetura mourisca e mudéjar na Espanha medieval e na América. Aedos, Porto Alegre, n. 2, v. 1, p. 458-466, 2008. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/download/9872/5737/31787>.
Compartilhar